Confira as profissões em alta no mercado

Compartilhar:

Além de atender às necessidades imediatas do mercado de trabalho, quem busca uma carreira deve ficar atento às profissões que vão estar em alta em um futuro próximo. Recentemente, uma matéria publicada pela revista norte-americana Forbes trouxe uma entrevista com o escritor Thomas Frey, “futurólogo” famoso, que apontou as mais promissoras. Entre elas se destacam logística avançada, estatística, epidemiologia, engenharia front-end (desenvolvedor de internet) e química alimentar. 

A 4ª Revolução Industrial também vai trazer novas funções, como a de engenheiro de cibersegurança, técnico em informação e automação, mecânico de veículos híbridos e projetista para tecnologias 3D, entre outras. Um estudo realizado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a previsão para os próximos cinco a dez anos é o surgimento de, pelo menos, 30 novas profissões, em oito diferentes áreas: automotiva; alimentos e bebidas; máquinas e ferramentas; petróleo e gás; têxtil e vestuário; química e petroquímica; tecnologias da informação e comunicação, e construção civil.

 São setores com processos impactados pela Indústria 4.0 – termo utilizado para a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, como Internet das Coisas, big data e inteligência artificial – e que apostam no protagonismo das tecnologias digitais para manter seus negócios competitivos no futuro.

Formação profissional
Na busca da formação profissional, muitas vezes a primeira opção ainda é ocupada pelas carreiras tradicionais, como Medicina ou Direito, mas o mercado vem mostrando novas tendências e demandas. A consequência direta é o nascimento de novas carreiras e oportunidades profissionais. Por isso, as universidades vêm atualizando suas grades com novas disciplinas para os cursos já existentes ou trazendo graduações até então inéditas.

E para quem está no começo da jornada ou mesmo para quem já está trilhando um caminho, uma das portas de entrada para a busca da formação profissional é o ENEM, por isso tão importante quanto a escolha da profissão é o desempenho no exame.

Correio*

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário