Estudantes do IFBaiano Campus Catu são premiados e participarão de evento internacional em BH, Dubai e na Colômbia

Compartilhar:
Entre os dias 29 de Maio à 01 de Junho de 2018 foi realizado na cidade de Fortaleza-CE o MILSET – Movimento pela Ciência e Aprendizagem no Brasil. Este evento ocorre anualmente e reúne projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos do Ensino Médio e Graduação de instituições de ensino públicas e privadas com participantes de países da América Latina. Participar deste evento é de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência em todo o Mundo com pesquisas que contribuem para a solução de várias problemáticas da sociedade.
Nesta edição o IFBaiano – Campus Catu participou com a apresentação de três projetos de pesquisa, sendo estes:
• Processamento da farinha da casca do mangostão e sua utilização na alimentação de pessoas com diabetes;
Estudantes que desenvolvem o Projeto: Daniela Silva de Jesus; Enrick Melo Silva Vieira; Iago Lage Ferreira.
Este projeto iniciou com o propósito de buscar alternativas viáveis para auxiliar a população que sofre constantemente com a diabetes e propor a produção de alimentos a partir da casca do mangostão que é um fruto muito comum no extremo sul da Bahia e teve inicio desde Agosto de 2017.
Desta forma, os autores do projeto tiveram a ideia de realizar um processamento da farinha a partir da casca do fruto do Mangostão e utilizar a mesma na alimentação de pessoas com diabetes tipo 1 e 2. Foram realizadas análises físico-químicas na casca do mangostão que identificou que a mesma apresenta alto teor de Fibras, Lipídios, Proteínas, além de uma substância conhecida por Pectina que auxilia no processo eliminação na glicose no organismo. 
Este trabalho é orientado pelos professores Saulo Luis Capim, Cassiane Oliveira e técnicas de Alimentos Suzana e Raquel todos pertencentes ao Campus Catu.
Neste evento o projeto foi premiado como 2º Lugar geral na área de Ciências Agrárias e Ganhou uma credencial para participar de um Evento Internacional que será realizado em Dubai nos Emirados Árabes em agosto de 2019.
• Utilização do óleo de canela na síntese de substâncias contra leishmaniose;
Estudante que desenvolve o Projeto: Anna Clara Barbosa.
Este projeto iniciou com o propósito de buscar alternativas viáveis para desenvolvimento de medicamentos que possam ser utilizados para tratamento da leishmaniose, visto que o estado da Bahia é um dos mais afetados no Brasil e teve inicio em Março de 2017.
Foi realizada a extração de uma substância presente na Canela em pó e utilizou a mesma na produção de três novos componentes que foram realizados testes contra fases da leishmaniose . A próxima fase é iniciar os testes em camundongos e comprovando as análises as mesmas poderão seguir para testes em humanos após liberação da Vigilância sanitária.
Este trabalho é orientado pelos professores Saulo Luis Capim, Geferson Silva dos Santos em colaboração com o Professor Mário Vasconcellos da Universidade Federal da Paraíba, Jane Lima e Daniele Anjos da Universidade Estadual de Santa.
Neste evento o projeto foi premiado com uma credencial para participar de um Evento Internacional que será realizado na cidade de Medellín na Colômbia em outubro deste ano de 2018.
• Raiz, identidade e empoderamento. Um estudo histórico-químico da ditadura dos padrões de beleza na sociedade contemporânea.
Estudantes que desenvolvem o Projeto: Rafaella Maria da Luz de Matos; Juliana Souza Caldeira.
Este projeto foi concebidos devido as pessoas que optam por seus cabelos crespos e cacheados sofrerem diversos preconceitos devido a sua opção capilar e foi iniciado em agosto de 2017.
Foram realizadas palestras e oficinas de produção de cosméticos capilares com as comunidades e associações de bairros no intuito de empoderar de forma social e racial a comunidade negra e afrodescendente e que estes não sejam reféns da indústria de cosméticos.
Este trabalho é orientado pelos professores Saulo Luis Capim e Emili Ferreira Abrahem e é desenvolvido no Campus Catu a na comunidade da região.
Neste evento o projeto foi premiado com uma credencial para participar de um Evento Internacional que será realizado na cidade de Belo Horizonte em Julho de 2019.
Edição: Catu Noticias
Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário