Rui Costa assina projeto que prevê formação política nas escolas baianas

Compartilhar:

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no gabinete da Presidência do TRE, assinatura do acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), com objetivo de promover o “Projeto Político do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia”.

O novo projeto prevê levar para as escolas do estado a capacitação, atualização e conhecimento sobre a política e democracia brasileira. Através de ações nas instituições, como debates eleitorais, os alunos poderão conhecer mais sobre o assunto, além de ocupar cargos políticos.

O presidente do TRE, José Edivaldo Rocha, está confiante na ação e acredita no potencial que ela tem. “O projeto vai muito além do exercício do voto, que tem como objetivo educar para a cidadania, demonstrar como se é efetivamente feita a política no nosso país e estado.”

Presente também no evento, o governador da Bahia Rui Costa enxerga a ação como uma forma de ser fiel ao que está escrito na Constituição. “Representa harmonia entre os poderes, aquilo que está escrito na constituição, onde os diversos poderes se unem para ajudar a sociedade. E nesse caso, a ajuda aqui é a formação, mas não a formação partidária e sim da cidadania. Para que os jovens ainda na idade de não voto possam começar a debater e aprender. O povo precisa abraçar e se apaixonar pela democracia”, elogiou.

Ainda de acordo com ele, o projeto irá ajudar a escolher as pessoas certas para política desde cedo. “Nós precisamos sempre separar o joio do trigo, e é mais fácil separar quando se aprende desde pequeninho”.

Como acontecerá

Assim que a ação tiver início, o TRE irá estudar e selecionar as escolas onde o projeto poderá acontecer. Desta forma, algumas atividades irão ocorrer dentro da instituição para assim levar a formação política e selecionar os alunos para os cargos.

“Nós vamos reunir diversas escolas e lá nós faremos debates, primeiro dando informações sobre tudo que envolve o dia-a-dia de um político. Em seguida escolheremos os candidatos em eleição direta no próprio colégio e aquele que tiver o maior número de votos por categoria será escolhido governador, deputado estadual, vereador e prefeito”, explicou o presidente do TRE.

Fonte: VN

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário