Outubro Rosa: Hospital Agnus Dei promove palestras sobre Prevenção ao Câncer de Mama

Compartilhar:

O Hospital Agnus Dei continua alertando a população em relação à prevenção ao câncer de mama, e promovendo palestras e outras ações no hospital para conscientizar a população sobre os cuidados com a doença. Nesta quarta-feira (11) dando continuidade aos eventos do Outubro Rosa, o HAD promoveu mais um café da manhã com palestras. Os palestrantes da semana foram: O Sócio e médico do hospital, Dr. Hailton Sandes, Lidiane Gomes, a Drª Cristina Amoedo e o Dr. Wanderson Morais.

Dr. Hailton Sandes

Dr. Hailton alertou os presentes em relação à necessidade da realização do autoexame; “é necessário que todas as mulheres façam a palpação de suas mamas em busca de detectar de forma precoce o câncer de mama. Esse é o 3º tipo de câncer que mais mata no mundo, é preciso que os amigos, o marido, o filho e o vizinho as motive a fazer os exames de mamografia e o ultrassom das mamas, pois tudo que é descoberto no início a gente consegue controlar e o câncer detectado precocemente tem cura, mulheres aproveitem! aqui no hospital existem promoções para exames, consultas e mamografias. È importante o autoexame, mas é preciso que seja complementada com exames e claro, a consulta médica – o médico é quem pode verificar à probabilidade de um câncer”, pontuou Dr. Hailton Sandes.

Dra. Cristina Amoedo

Drª. Cristina Amoedo, ginecologista do HAD, falou sobre a importância do diagnóstico precoce; “O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama”, disse a médica.

Dr. Wanderson Morais – Ultrassonografista

Já o doutor Wanderson Morais, utrassonografista do HAD, destacou os exames usados para diagnosticar o câncer de mama. “Os exames mais indicados para o diagnóstico do câncer de mama são: a mamografia e a ultrassom mamaria. A mamografia deve ser feita anualmente e é indicada para pacientes acima dos 40 anos. Já a ultrassom mamaria pode ser feita em qualquer idade. A mamografia é um exame muito simples e tem com vantagem a identificação das microcalcificações – que são sinais precoces de câncer de mama. A ultrassonografia também tem as suas vantagens, através dela se identifica os nódulos e os cistos. È importante realizar consultas com os médicos ginecologistas e mastologistas para que eles indiquem qual o melhor exame fazer”, concluiu.

Lidianne Adriana

Demonstração do autoexame

A funcionária do HAD, Lidianne Adriana, falou da importância do autoexame e a importância do diagnóstico precoce. Na oportunidade Lidiane com a ajuda de um funcionário realizou demonstrações de como fazer o autoexame. Através dele é freqüente a descoberta de doenças da mama, como alterações funcionais benignas, ou mesmo um câncer de mama. 
É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer. 
Procure SEMPRE um médico
, lembrando mais uma vez que o autoexame propiciará detectar um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando substancialmente suas chances de cura, além de ter a grande possibilidade de uma cirurgia de menor porte para combatê-lo. 

Além do mais, nunca devem ser ignoradas as alterações benignas, cujo quadro pode se manifestar também através de nódulos mamários. Cuide-se, não tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faça com que o autoexame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor, de valorização e respeito para com seu corpo, sua saúde e sua própria vida. 

Da redação – Catu Notícias

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário