Tire as suas dúvidas sobre o Recadastramento Biométrico em Catu

Compartilhar:

Em ano de eleição o que não sai da cabeça dos baianos é o recadastramento biométrico. A demanda na cidade de Catu, região metropolitana de Salvador é grande e as dúvidas sobre seu processo também. Pensando nisso, a equipe do Catu Notícias foi até o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o Cartório da 129ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Simões Filho, para esclarecer aos catuenses todas as dúvidas sobre a biometria.

A atual Chefe de Cartório da Zona 129 de Catu, Isabel Cristina Gonzaga esclarece alguns pontos importantes quanto ao recadastramento. Confira abaixo:

1.O que é preciso para fazer o recadastramento?

É necessário trazer documento de Registro Geral de identidade (RG) original e um comprovante de residência também original e atual em nome do próprio eleitor ou um parente próximo-desde que traga um documento que comprove o vinculo parental.

2. Quais os dias e horários de funcionamento?

De segunda a sexta das 8h às 13h. Eu aconselho ao eleitor que não conseguir agendar pelo site aguardar quando a demanda diminuir. Estamos com poucas máquinas para o atendimento, assim que forem disponibilizados os materiais necessários iremos nos disponibilizar melhor para o eleitor com mais vagas e menos pressas. A estrutura não é suficiente para a demanda.

3. Quais são os locais onde está sendo realizado o recadastramento?

Por enquanto somente aqui no Cartório Eleitoral. Quando for definido o prazo,  o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) distribuirá mais máquinas para que sejam abertos novos postos para atender as demandas da população. Inclusive não estamos convocando os eleitores, eles estão vindo por vontade própria e não temos computadores suficientes para atender essa grande demanda.

4. Quem não se cadastrar terá seu titulo cancelado? O cadastramento é obrigatório?

Aqui em Catu a biometria ainda não é obrigatória, então não tem prazo definido. Não tendo o prazo, o titulo não é cancelado. Em Salvador e em algumas cidades já tem datas finais – 31 de janeiro- mas em Catu a biometria vai continuar até que haja uma data. É importante que os catuenses saibam que podem se recadastrar até em maio, (51 dias antes das eleições). As pessoas que não se recadastrarem podem votar normalmente sem a biometria utilizando seu título antigo. E após as eleições vão ser abertas novamente os cadastros para a biometria.

5. Quem tem o título de outra cidade pode fazer o recadastramento em Catu?

Somente se o eleitor fizer a transferência aqui para Catu. Para que seu titulo seja permanecido na cidade de origem ele deverá fazer o recadastramento lá.

6. Qual o último prazo para o recadastro?

Não tem prazo. É importante frisar para todos que apesar de algumas cidades terem datas definidas, aqui em Catu não tem.

Reportagem: Carla Tainá/Catu Notícias

 

Compartilhar:
    • Sintia Pinto
    • 11 de janeiro de 2018
    Responder

    Quem já tem o título biométrico precisa recadastrar???

    • Josimar
    • 11 de janeiro de 2018
    Responder

    Obrigado ao Catu notícias, por esclarecer essas dúvidas, muito importante essa matéria.

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário