A Bahia registrou 5.088 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.316 pacientes recuperados e 193 óbitos, 3.579 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.628 notificações. Até o momento, 646 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Esta elevação reflete somente a correção de inconsistências entre as bases de dados nacionais, estaduais e locais, não existindo a contaminação de 318 profissionais nas últimas 24 horas. Na oportunidade, conforme já anunciado anteriormente, a partir da próxima semana os profissionais de todas as unidades públicas deverão ser testados regularmente em intervalos de 14 a 21 dias.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Óbitos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 190 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (3); Capim Grosso (3); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (11); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (2); Jitaúna (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (121); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vera Cruz (1); Vereda (1) e Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste sábado (9).
184° óbito: homem de 75 anos, residente em Camaçari, com histórico de doença cardiovascular. Ele estava internado em um hospital da rede privada na capital baiana, vindo a falecer em 7 de maio.
185° óbito: homem de 63 anos, residente em Jequié, com histórico de hipertensão. O pacientes estava internado em um hospital público no município de Jequié, vindo a falecer em 06 de maio.
186° óbito: homem de 50 anos, residente em Jitaúna, sem histórico de comorbidades. Ele foi atendido em um hospital público de Jequié em 2 de maio, vindo a falecer no mesmo dia.
187° óbito: homem de 64 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. Ele estava internado em um hospital público da capital baiana, vindo a falecer ontem (8).
188° óbito: mulher de 77 anos, residente Ilhéus, com histórico de doença cardiovascular e diabetes. A pacientes estava internada em um hospital público de Salvador, vindo a falecer em 7 de maio.
189° óbito: homem de 49 anos, residente em Salvador, com histórico de obesidade, doença cardiovascular e renal crônica. Ele estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer em 28 de abril.
190° óbito: homem de 78 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento na capital baiana, em 30 de abril, vindo a falecer no mesmo dia.
Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.