O primeiro compromisso dela com a instituição foi neste mês, em Brasília, na reunião de 14 conselheiros do instituto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. No evento, dentre outros assuntos, foram apresentados os resultados técnicos dos seminários realizados pelo Besc, destacando as inovações em logística e apontando necessidades de melhorias na infraestrutura, bem como a nova realidade do sistema de transportes de carga e passageiros do Brasil.
Em seu site, o Instituto Besc informa que busca “promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no planeta. Focado nos aspectos econômicos e humanos, a instituição reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não governamentais, estudantes e estudiosos Bracell passa a integrar o conselho do Besc.
Reconhecimento
Para Fernanda, o convite da Besc é um reconhecimento pelo trabalho já realizado junto à Usuport e à Fieb. Enquanto conselheira, ela espera discutir questões que impactam local e nacionalmente as operações da Bracell e de outras empresas. “Nossa participação viabiliza o contato direto com associações como o Ministério da Infraestrutura, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Brasileira de Terminais Portuários, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal para tratar, não apenas de assuntos do interesse da empresa, mas de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirma.
Segundo a gerente, além da forte participação como maior usuária do Porto de Salvador, a Bracell ganhou destaque com o Projeto Star, cuja produção será escoada pelo Porto de Santos. “É uma excelente oportunidade de estreitar as conversas e a sinergia entre nossas operações na BA e em SP, levando nossas questões para o conselho e trazendo as experiências trocadas no conselho para nossas atividades logísticas”, acredita.
Bracell
A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com