Na próxima quinta (14), em sessão que ocorrerá às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal, os vereadores escolherão a nova mesa diretora para conduzir os trabalhos legislativos nos anos de 2023 e 2024. A mesa diretora é composta pelo Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, devendo as funções ser exercidas por parlamentares eleitos e em efetivo exercício.
O edital de convocação (Nº 001/2022) foi publicado – e está disponível – no Diário Oficial pela atual mesa diretora no último dia 06 de abril. De acordo com o edital o registro das candidaturas deve acontecer impreterivelmente até o horário que antecede o início da sessão dedicada à eleição.
A Mesa diretora
O Presidente é o responsável legal da Câmara, desempenhando as funções legislativas, de direção, administração e, principalmente, a função representativa. Ao Vice-Presidente compete substituir o presidente na sua ausência, impedimento ou licença. Aos Secretários cabem fazer as chamadas dos vereadores no plenário, a apresentação e leitura dos documentos para conhecimento e deliberação da Câmara, a recepção e elaboração das correspondências oficiais da Câmara, assim como secretariar as reuniões da mesa.
A votação
A Votação será aberta, através de chamada nominal, seguindo a ordem alfabética, dos vereadores presentes, conforme prevê o Regimento Interno da Casa. Será considerado vencedor os candidatos que obtiverem a maioria dos votos dos vereadores, que devem contar em presença de maioria absoluta. O resultado da eleição será anunciado imediatamente após apuração pelo presidente da sessão e os eleitos tomarão posse a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Atualmente, eleitos para o biênio 2021-2022, a mesa diretora da Câmara tem em sua formação: Nil Prefeitura (Presidente), Eliege Santana (Vice-Presidente), Paulo de Cacinho (1º Secretário) e Neném de Iozinho (2º Secretário).