Candidato a vereador, Maurício Melo, reúne a juventude catuense em prol de discutir propostas para o município

Compartilhar:

Na noite de terça-feira (28), foi realizada, no clube CEPE, reunião com a juventude catuense para discussão de propostas, sugestões e críticas que serão norte nas áreas da saúde, educação, emprego, transporte, esporte, lazer e segurança no município de Catu. O evento, que contou com aproximadamente 90 pessoas, foi organizado pelo candidato a vereador Mauricio Melo (PSDB) e contou com a presença de Marcelo Calazans (PODE), candidato a vice-prefeito.

A reunião cumpriu todos os protocolos do Ministério da Saúde, e teve como objetivo criar um espaço para que os jovens debatessem e colocassem em pauta quais são as principais demandas e necessidades, do município de Catu.

Mauricio Melo (PSDB) expressou como esse evento simboliza a importância do mandato participativo:

“A experiência de dinâmica e participação da juventude é um exemplo de como pode ser um mandato participativo, que é algo que defendo muito. Foi maravilhoso ver jovens conversando, debatendo e dando sugestões do que pode ser feito para que o município cresça ainda mais.”

Marcelo Calazans (PODE), atual candidato a vice-prefeito, que foi presidente da Câmara Municipal de Catu, no mandato 2016-2020, expressou a sua alegria ao ver a contribuição da juventude. “Foi uma reunião com muitos jovens, sendo a dinâmica da reunião muito satisfatória. Não é de costume que candidatos façam reuniões naquele formato. Mauricio dividiu em vários grupos, com vários temas diferentes, com várias políticas públicas, como Lazer, educação, segurança, assistência Social, para que os jovens discutissem. O jovem, por muitas vezes, tem vergonha de se colocar em público, mas em grupos menores eles falam. E foi o que aconteceu na terça-feira. E essas ideias, críticas e projetos que foram abordados para um possível mandato de Mauricio Melo, foi algo central daquela reunião. Precisamos de mais reuniões dessa forma, naquele formato participativo, pois é acredito que é dessa forma que acredito que Mauricio construirá o seu mandato.”

A jovem Thaiane dos Santos, 21, participou do encontro, e expôs a sua percepção sobre o que foi abordado: “Debatemos alguns assuntos como educação, segurança, saúde. Foi um momento em que foi possível colocarmos nossas ideias, o que acreditamos que pode ser melhorado. Ele em todos os momentos, em todas as falas demonstrou muito que deseja ajudar a gente, também no esporte, no lazer. Foi um momento muito gratificante, especial. As ideias que ele pensa em colocar em prática, não só para nós jovens, mas para todos os cidadãos catuenses.”

A pauta da reunião teve como base uma dinâmica, em que os jovens participantes foram divididos em 06 grupos. Cada grupo ficou responsável por debater e produzir propostas e sugestões sobre as áreas da Saúde, emprego, esporte e lazer, educação, segurança e transporte.

Ao final, cada grupo escolheu um líder para que, diante de todos, expusesse o resultado dos debates. Para Mauricio Melo, na oportunidade, houve uma pequena reprodução do nosso próprio sistema eleitoral. “Se observarmos, a dinâmica dos grupos segue um conceito muito parecido com o nosso sistema democrático eleitoral. Os grupos foram divididos, todas participaram e, ao final, eles escolheram um representante que levaria a ideia e os projetos de todos para ser apresentado para todo o público.”

Ao final, o conceito de mandato participativo foi vivenciado, em dada medida, na prática. É inegável que a boa política, antes de tudo, precisa nascer dos anseios reais da população. É nela que reside a fonte legislativo e o princípio das ações do Executivo.

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário