Catu – Advogados realizam manifestação em frente ao fórum para cobrar a chegada de Juiz Titular

Compartilhar:

Por redação – Na manhã dessa terça-feira (28), um grupo de advogados da cidade de Catu se reuniu em frente ao fórum da cidade para reivindicar a chegada de um Juiz Titular para a comarca. Segundo os advogados, inúmeros processos estão atrasados e aguardando julgamento. Para eles, os atrasos nas decisões dos processos, bem como da realizações de despachos e movimentações outras se dão pela falta de um juiz titular presente diariamente para julgá-los.

Dr. Mauricio Costa – Advogado

Advogado atuante na cidade, Dr. João Maurício, em entrevista ao Catu Notícias, disse que na cidade há muitas outras reivindicações a serem feitas, porém, esse problema é mais urgente e precisa ser atendido. “Nós entendemos que para ser colocado um juiz titular na cidade é necessário que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia abra edital de promoção e também de remoção, mas esse processo foi paralisado desde 2011 quando foi nomeado o último juiz titular. Depois disso, tivemos quatro juízes substitutos que não davam conta da quantidade de processos existentes. São mais de 10 mil processos a serem resolvidos na vara cível.”

Ainda segundo Dr. João Maurício, com a saída do último juiz titular – devido à uma promoção – o município acabou ficando sem nenhum representante titular para atender as demandas judicias na cidade. Como consequência, as ações não tiveram continuidade (ou com pouca continuidade), por falta de movimentação de ofício por um juiz ou atendendo aos requerimentos dos patronos e isso tem prejudicado a população e os advogados que precisam avançar nas resoluções dessas ações, pondo fim a lide.

Leidson Oliveira – Estudante de Direito

Leidson Oliveira, estudante de direito e estagiário da promotoria do município, disse que esta falta de um juiz titular é uma situação incômoda e que gera acúmulo de processos. “Isso é complicado, nós, que de alguma forma estamos na promotoria sofremos com tantos processos de interdição, paternidade, pensão alimentícia e outros que acabam não andando, simplesmente, pela falta de um juiz titular.”

Felipe Lopes – Advogado

Para o advogado Felipe Lopes, o objetivo da manifestação também foi buscar a valorização da advocacia na cidade. Conforme o advogado, o grupo está frequentemente sendo atacado pelo desmanche do judiciário oriundo da falta de um juiz titular na vara cível da comarca de Catu. “Nós pedimos a vinda de um juiz titular, não por luxo ou por renome, mas porque precisamos. Existem pessoas que há muito tempo estão esperando o desfeche de processos que não andam e por isso estamos aqui reivindicando a vinda de um juiz titular.” Pontuou Felipe.

Durante toda manhã os advogados realizaram manifestação pacífica em frente ao fórum. Eles exibiam faixa e realizavam distribuição de panfletos. Para os advogados, a intenção do movimento era mobilizar o máximo de cidadãos para abraçarem a causa organizada pela classe. Segundo informações colhidas pelo Catu Notícias, o grupo de advogados ainda pretende fazer outra manifestação, desta vez, ainda mais organizada e com uma mobilização maior da sociedade Catuense para que esse problema enfim seja solucionado com brevidade.

Veja outras fotos:

Fórum de Catu

Por Carla Tainá – Catu Notícias

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário