Catu – Coordenadores das Caravanas do Esporte e das Artes recebem a imprensa local

Compartilhar:

Escolhida para ser a primeira cidade da Bahia a receber o projeto Caravana do Esporte e das Artes, Catu, será palco, a partir de segunda-feira (26), dos projetos de educação que viajam o Brasil levando as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte” para capacitação de educadores e gestores públicos das áreas da Educação, Cultura e Esportes. O evento será realizado no Estádio Municipal Antônio Pena.

Para dá publicidade ao evento e alcançar o maior número de pessoas a fim de atraí-las para o evento, a Prefeitura de Catu, através das Secretárias de Educação e Cultura / Juventude, Esporte e Lazer, reuniu-se na manhã dessa sexta-feira (23) em coletiva de imprensa, no auditório da SMEC e apresentou aos jornalistas presentes o projeto da Caravana de esportes e artes, que acontecerá entre 26 de fevereiro e 1° de março. Além dos secretários das pastas também participaram do evento o coordenador do Instituto Esporte e Educação, Alexandre Arena e a subcoordenadora pedagógica da Instituição, Marilene Tavares, ambos representantes da Caravana do Esporte e Arte. Em um leve e descontraído bate-papo com a imprensa local, os dois descreveram à história do surgimento e do desenvolvimento do projeto, que há cerca de 13 anos oportunizam aos jovens e crianças a progredirem educativamente e culturalmente.

O movimento que já existe desde 2005 promove a realização de atividades físicas como slackline, futebol, basquete, vôlei, jogos esportivos, lutas e tênis, além de tendas de artes com dança, música, pinturas e cinema Disney. O projeto já alcançou cerca de 135 municípios e reúne artistas, esportistas e patrocinadores voluntários de todo mundo, como Margareth Menezes, Ivan Lins, Marina Lima e outros.

Secretária, Ana; Coordenador do IEE, Alexandre e sub coordenadora, Marilene

Alexandre explicou a imprensa que o projeto, além de promover lazer e diversão para jovens e crianças, fomenta a capacitação dos professores e educadores para que haja a aplicação artística e esportista de forma mais dinâmica, ativa e mais eficiente dentro e fora da sala de aula. Além disso, o coordenador disse que, “o objetivo do projeto é desenvolver a sustentabilidade juntamente com o lazer das crianças”. “Ensinar, desde cedo, que se deve utilizar o que se tem em mãos”. Ainda segundo Arena, “o projeto permite que o jovem veja o esporte e a arte não só como um movimento, mas como parte de sua vida”.  “Em todo o Brasil nós possuímos mais espectadores do esporte do que esportistas. Nós queremos essa visão para que todos participem.” continuou o coordenador.

A Secretária de Educação e Cultura, Ana Teixeira, participante da Coletiva de Imprensa falou sobre a importância desse projeto para Catu – “esse projeto casa muito com o que nós temos aqui no município. A educação, o lazer, a diversão são essenciais para a formação de um cidadão melhor. A gente acredita nisso: que o jovem é sujeito da própria história. Esse projeto enriquece a gente, trazendo coisas novas e nós também queremos contribuir com vocês de forma que possam levar coisas novas para outros lugares.”

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) também falou sobre a importância do projeto no município e citou como exemplo os artistas e esportistas que se destacaram dentro e fora da cidade de Catu, como o catuense, Campeão Mundial de Karatê, Dalisson Santos.

Entre os artistas locais convidados para a Caravana em Catu, estão a cantora Juliana Ribeiro, o Grupo Estrelas d’Alvas, grupo de percussão e outros artistas e esportistas do município.

Este evento em Catu é a 1° etapa das Caravanas do esporte e das Artes em 2018. Os critérios para a escolha do município é de responsabilidade da United Nations Children’s Fund (UNICEF) que certifica qual localidade atende mais a necessidade do projeto. A Bahia, segundo o coordenador, está em 1° lugar no ranking de municípios indicados para a realização das Caravanas. O projeto já visitou cidades como Salvador, Lauro de Freitas, Nazaré das Farinhas, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e entre outras localidades.

Os organizadores das Caravanas também faram uma doação de 50 bicicletas para o município e, para que isto se concretize, os representantes do município terão de apresentar um projeto para uso adequado das mesmas. A secretária, Ana Teixeira, disse que não lhe restam dúvidas de que a sua equipe apresentará um projeto, convincente, dentro do tempo previsto.

 Confira a programação do evento:

Abertura do evento:

Dia: 26/02/2018   

Horário: 18h

Local: Arena Caravana, Estádio Municipal Antônio Pena, Penão.  

Formação de Professores:

Dias:  27 e 28 fevereiro e 01 de março/2018

Esporte Educacional : 

Turma 1: 08h às 11h30

Turma 2:14h às 17h30.

 Viva com Arte:

Turma 1: 08h às 11h30 

Turma 2: 14h às 17h30.

Diplomação e encerramento:

Dia: 01 de março

Horário: 17h30

Local: Tenda Show da Caravana/Arena Campo do Penão.

Reportagem: Carla Thainá/Edição de Texto: Ciro Marques

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário