Foz do Iguaçu recebe o primeiro Centro Integrado para combater o crime organizado nas fronteiras

Compartilhar:

Foz do Iguaçu (PR), 16/12/2019 – Combater o crime organizado, intensificar a integração entre os agentes de segurança pública e fortalecer o monitoramento nas fronteiras brasileiras. A partir desta segunda-feira (16), o primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) do Brasil – projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP) – será inaugurado em uma das principais áreas de livre comércio de importação e exportação do país, Foz do Iguaçu (PR). O projeto conta com o apoio de Itaipu.

Baseado nos modelos dos escritórios norte-americanos de monitoramento após os atentados de 11 de setembro de 2011, o centro brasileiro irá funcionar em uma área de 600m² no Parque Tecnológico de Itaipu, e irá, de forma inédita, envolver todos os atores de segurança pública que antes exerciam suas funções isoladamente, ou em conjunto, mas nunca efetivamente coordenados, como polícias estaduais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF – antigo Coaf), Receita Federal, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica internacional (DRCI), Departamento Nacional Penitenciário (Depen), entre outros órgãos.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, esses agentes irão trabalhar juntos, compartilhar inteligências e para planejar operações. “É como se houvesse uma força-tarefa permanente, com o objetivo de prevenir e reprimir crime de fronteira (contrabando, tráfico de drogas e armas, financiamento ao terrorismo e proteção de estruturas críticas para o país). Por isso, a localização estratégica em Itaipu”, explicou. Moro agradeceu o apoio dado por Itaipu e do governo do Paraná para a concretização do projeto do governo federal.

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário