I Encontro de Política Pública de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é realizado na Câmara de Vereadores de Catu

Compartilhar:

Durante décadas a violência contra a mulher vem sendo continuamente debatida em palestras, seminários, projetos e outros, mais precisamente em espaços que promovam maior visibilidade social entre diferentes públicos. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher realizaram na manhã desta quarta-feira (16) o I Encontro de Política Pública de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Fizeram-se presentes no evento a palestrante Major Denice Santiago Santos, representantes da Polícia Militar de Catu, vereadores, secretários, militantes e outros representantes da causa no município. O encontro foi desenvolvido a fim de valorizar ainda mais o “Empoderamento da Mulher no Enfrentamento à Violência Domestica”.

A Major Denice Santiago Santos Rosário, comandante da Ronda Maria da Penha – projeto criado por ela própria – administrou durante o evento a palestra e contou ao Catu Notícias a respeito da representatividade que a palestra promove ao público. “A gente precisa entender que a violência doméstica contra a mulher é uma problemática cultural, então, ela está na sociedade de uma forma muito naturalizada e quando nós reunimos essas pessoas neste local, que é a casa do povo, para dialogar e discutir com representantes legislativos, isso vai fazer com que a sociedade comece a refletir essa cultura perversa sobre as mulheres. Eu credito nesses movimentos, eventos que as cidades vão construindo para combater a violência contra a mulher”, pontuou a Major.

Ainda segundo a Major, as mulheres, na maioria das vezes, por medo, se sentem distante dessa proteção. “É importante saber que  a polícia militar está na Bahia, e é o único representante do estado de todos os 417 municípios. Então, em cada polícia militar das cidades, as mulheres podem receber o apoio da técnica que precisa para ser protegida da violência doméstica”, informou.

O major Isnard Edson Sampaio da 95º Companhia de Policia também participou da palestra juntamente com os outros militares e durante entrevista abordou a importância do encontro para a prevenção e a ruptura da violência doméstica.“ Esse evento é importante para mostrar as mulheres que elas precisam denunciar. Antigamente não existiam programas públicos que incentivassem as denuncias. As mulheres puderam saber que existem diferentes violências: a física, a psicológica, a mental e a patrimonial e que anteriormente não sabíamos que existia.” O policial também falou sobre a importância da denuncia e a atuação da Ronda no município “Fazendo a denuncia, a mulher ganha ação preventiva que viabiliza a sua segurança. E com a ronda em Catu, nós estaremos ouvindo e ajudando mulheres que foram vítimas de violência a partir de seus companheiros”, pontuou Inard.

A vereadora Denize da Paróquia, uma das responsáveis pela criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, disse que a presença da Major ajudou as mulheres a enfrentar seus desafios e os seus medos. “Fui responsável por fazer duas indicações ao Gestor [Gera] para fazermos um departamento exclusivo, juntamente com a polícia militar, para dar apoio as mulheres, e agora nós fomos agraciados com um ambiente onde teremos uma agente exclusiva para o atendimento à mulher. Foi a partir da criação desse conselho, fomentado pelo nosso mandato, que o prefeito sancionou no final do ano passado o Conselho de Defesa da Mulher. O mesmo atuará como órgão fiscalizador, um órgão que vai investir na política pública para a mulher”, pontuou Denize.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher pretende criar ainda este ano “A casa do Conselho”, o local ainda não está definido, mas, segundo a vereadora Denize da Paróquia o projeto já está em andamento e sendo viabilizado pela Secretaria de Ação Social. O I Encontro de Política Pública de Enfrentamento à Violência contra a Mulher contou com o apoio da 95º Companhia da Policia Militar da Bahia.

Da redação – Catu Notícias

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário