As “Mãe pâncreas” de Catu: responsáveis pelo cuidado de crianças e adolescentes em condição diabética estão realizando um encontro para cobrar uma conversa com a Secretária de Saúde de Catu, Thyla Mendes, onde as mesmas cobrarão informações a respeito da falta de insumos para o tratamento dos diabéticos. O evento está agendado para a próxima terça dia 21 ás 08h, na Secretaria de Saúde do Município.
Segundo uma das mães a falta de insumos vem se arrastando desde início do ano. “Entramos em contato com a secretária de saúde, que prometeu solucionar o problema, mas sempre vem acontecendo esse descaso. Na farmácia não tem fitas para fazer o HGT e estamos recebendo apenas 50 agulhas para passar o mês fazendo o uso da insulina, sendo que tem paciente que faz uso 3 vezes ao dia, então a conta não fecha”, concluiu uma das mães.
O diabetes mellitus do tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune, comumente diagnosticada ainda na infância e caracterizada pela deficiência na produção de insulina, o que implica necessariamente no uso diário dessa substância.