Pesquisadores da cidade de Catu e Camaçari participam de Feira de Ciências e Tecnologia

Compartilhar:

Pesquisadores de Catu e Camaçari  participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 20 países
Alunos representam a Bahia na 32ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.
Ao todo foram seis pesquisadores, dois da cidade de Camaçari e um de Catu. Os estudantes representam o estado da Bahia na 32ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 27 de outubro de 2017. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A organização do evento foi da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
As duas pesquisas de Camaçari foram do Colégio Estadual Cidade de Camaçari com os alunos Vinícius Júlio Santos da Cunha, Natan Vieira de Jesus Santana e João Vitor Mendes Pinto dos Santos, que tiveram a orientação da professora Lenilda Pita da Silva no desenvolvimento de um vidro inteligente fotocromático, que muda seu nível de transparência como alternativa na redução do consumo de energia em ambientes fechados. Já os estudantes Sophia Santiago de Almeida dos Santos e Anderson de Souza Silva desenvolveram produtos utilizando óleo residual que seria descartado, diminuído possíveis impactos ambientais. Eles tiveram a orientação do professor Florisvaldo Silva de Araujo Junior, do Centro Territorial De Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador.
O Instituto Federal Baiano, da cidade de Catu, apresentará uma pesquisa Tríade: avaliação de um jogo digital educativo no Ensino de História. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Gabriel Oliveira Souza. A pesquisa, que teve a orientação do professor Marcelo Souza Oliveira, buscou desenvolver recursos que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, dimensionando-se a um instrumento facilitador na educaçã. 
A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.
A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.

Redação: Catu Notícias/Fonte:

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário