A polícia de Nova York prendeu nesta quarta-feira (13) Frank James, de 62 anos, suspeito do ataque dentro de uma estação de metrô na véspera, disse o prefeito da cidade, Eric Adams (veja mais no vídeo acima).
James é apontado como responsável por ter detonado duas bombas de fumaça e atirado contra passageiros em uma estação do Brooklyn. Os tiros atingiram dez pessoas, e cinco foram hospitalizadas em estado grave. Até a última atualização desta reportagem, ela permaneciam estáveis. Ao todo, pelo menos 23 pessoas ficaram feridas.
A comissária de polícia, Keechant Sewell, disse em entrevista coletiva que o suspeito foi detido após uma operação em Manhattan, uma das cinco principais regiões da cidade.
Segundo autoridades locais, James tem passagem pela polícia e já foi preso ao menos outras nove vezes desde 1998. As investigações apontam que o agressor provavelmente agiu sozinho.
A comissária disse que o ataque começou quando o trem estava prestes a chegar à estação. O atirador tirou duas latas de sua bolsa e as abriu, espalhando fumaça por todo o vagão.
A polícia disse ainda que o homem disparou 33 tiros de uma pistola semiautomática, que mais tarde foi recuperada junto com três carregadores de munição, um pequeno machado, alguns fogos de artifício e um recipiente de gasolina.
Os investigadores encontraram uma série de postagens nas redes sociais ligadas a um indivíduo chamado Frank James, que mencionou os sem-teto e o prefeito de Nova York, disse Sewell. No entanto, ainda não sabe o que motivou o ataque.
Mais cedo, a comissária havia antecipado que o ataque não estava sendo tratado imediatamente como um ato de terrorismo.
G1