Em entrevista, Iaraci Dias fala sobre a importância do grupo na Rede Sustentabilidadena cidade de Catu

Compartilhar:

Na última sexta-feira (20), a Rádio Ouro Negro FM de Catu recebeu Iaraci Dias, representante da Rede Sustentabilidade da Bahia para uma entrevista. Agradecendo o convite recebido, a porta voz da Rede, que aboliu a nomenclatura de partido para revestir uma nova caracterização Rede foi entrevistada pelo jornalista do Catu Notícias, Ciro Gomes.

 O bate-papo com a presidente da rede se iniciou com uma profunda conversa sobre a onda de desonestidade politicas e partidárias na qual o Brasil passa atualmente. Segundo Iaraci, a Rede Sustentabilidade possui um diferencial já na sua constituição “Nós começamos como um movimento nacional e que chamávamos de Sonháticos, o nosso grupo era composto de jovens que se organizavam em redes sociais”. A presidente da rede contou as dificuldades com a criação e o desenvolvimento do projeto, referindo-se aos impedimentos e barreiras para sua formação politica. “Nós começamos de forma honesta, ouvindo a população. Éramos um grupo pequeno, mas começamos a nos relacionar com as pessoas e os políticos. É isso que nós defendemos.”

A entrevistada contou também que a Rede excluiu a figura do presidente para possibilitar a participação de todos como representantes do grupo. A porta voz da Rede, a frente do partido desde sua fundação, revela a importância dos jovens e da população em geral para o andamento da Rede. Segundo ela, a vontade viva dos jovens de serem ouvidos foi um dos motivos da criação do seu projeto. Ela citou Breno Alves e Apolo Miranda como apoiadores para o crescimento da Rede, além também de Alessandra Reis responsável por representar municipalmente, estadualmente e nacionalmente o projeto .

Ainda segundo a representante, a conversação e boa comunicação foram elementos fundamentais para se eleger outros porta-vozes políticos, ressaltando a organização fortalecida em vários setores tanto na educação e na direção em torno do projeto. Ao ser questionada em relação aos futuros planos, Iaraci contou que os jovens que representam o projeto farão jus ao processo, e que os deixa planejarem as melhorias necessárias na cidade.

O atual cenário político foi um tema bastante rebatido na entrevista durante toda a conversa. A posição da representante da Rede foi que os pontos de vista são diferentes entre a população e os políticos causando uma insegurança jurídica  que deixa a sociedade desacreditada com melhoras do país. Referente ao julgamento do senador Aécio Neves, a representante conta que o STF, como maior força do poder exercido, não deve ter posições mediadoras que tragam contradições em seu exercício e por isso, a posição da ética deve ser essencial em seu julgamento. A questão da luta de interesses próprios na visão política também foi uma complementação da fala de Iaraci, “Nós precisamos aprimorar a nossa democracia para que ela funcione para a população e não para grupos específicos que chegam ao poder e esquecem a sociedade.”.

As reformas políticas acontecidas, apontado pela entrevistada é motivo de muita preocupação por que envolvem diretamente os brasileiros, como exemplo, a representante citou as mudanças trabalhistas que afetarão os trabalhadores do Brasil. A partir daí, Iaraci aborda a importância da participação da população em relação aos seus direitos, e principalmente a utilização da ética nos espaços políticos e também ratificou a participação dos jovens nessa luta. Ao ser questionada sobre sua futura candidatura a senadora nas próximas eleições, a representante  diz que “Nada está confirmado”, mas é uma possibilidade para representar o grupo político na qual está representando.

Por fim, Iraraci convidou a todos para participação da política afirmando a  valorização da ética e da honestidade no cenário político da cidade e no Brasil.

 

Fonte: Catu Notícias

Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário