A Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, inicia nesta segunda-feira (12), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.
O calendário está previsto para terminar no dia 09 de julho e deve coincidir com a vacinação contra a Covid-19. Nesse caso, os grupos prioritários para a influenza devem tomar a vacina contra o coronavírus e agendar após 14 dias a vacina contra a gripe.
A gripe influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e tem elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias.
A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.
Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.
A infecção pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Para ser vacinado, é preciso procurar os pontos de vacina mais próximos de sua casa, das 08h às 16h, e apresentar Documento de Identidade com foto, cartão SUS atualizado e Caderneta de Vacinação.
Acompanhe o calendário:
1ª Fase: 12 de abril a 10 de maio: Crianças (6 meses a 5 anos); Gestantes em qualquer idade gestacional; Puérperas até 45 dias pós parto; Trabalhadores da saúde / Nesse mesmo período estarão sendo vacinados contra a Covid: Idosos de 60 anos mais
2ª Fase: 11 de maio a 08 de junho: Professores das escolas públicas e privada
3ª Fase: 09 de junho a 09 de julho: Comorbidades / Portadores de doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; Trabalhadores Portuários
Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade e adolescentes