Um celular que possuía restrição de roubo e registro no Sistema Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi recuperado, no sábado (27), pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Alagoinhas. Um homem que estava com o aparelho foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) daquele município.
Militares realizavam motopatrulhamento, na rua João de Castro, em Alagoinhas, quando abordaram o homem. De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Antônio Roque Ávila, o condutor não era habilitado e o celular, após consulta ao Alerta Celular, possuía restrição de roubo.
Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT). O celular ficou apreendido e será devolvido ao dono. Já a motocicleta será encaminhada para o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).
Alerta Celular
São mais de 30 mil baianos cadastrados no Sistema do Alerta Celular, lançado no ano de 2021 e responsável por auxiliar a polícia na diminuição de casos de receptação de celulares.
Para se cadastrar, basta acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e, com o IMEI do aparelho em mãos – que pode ser acessado ao discar *#06# do próprio celular – fazer o cadastro, vinculando os dados do proprietário ao aparelho.
Depois disso, caso seja vítima de furto, roubo ou perda do celular, a vítima deve acessar o sistema, clicar no botão de alerta e, em seguida, fazer o registro de ocorrência na Delegacia Virtual ou em qualquer unidade física da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas.
Seguindo esses passos, caso o aparelho seja recuperado, o dono recebe uma notificação por email para fazer a retirada do telefone na unidade policial.
Foto: Divulgação SSP