A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou na tarde desta quinta-feira (19), no Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, novas turmas do Projeto Conectar – Qualificação e Trabalho. Serão ofertadas 500 vagas exclusivas para profissionais desempregados em função do encerramento das atividades do Complexo Automobilístico Ford no município da Região Metropolitana de Salvador.
“O projeto oferece cursos na modalidade a distância, com foco em áreas estratégicas para geração de renda, seja através da inserção no mercado formal, da prestação de serviços de forma autônoma ou da construção do próprio negócio. São conhecimentos que podem ser um diferencial no mercado de trabalho e abrem novas perspectivas profissionais, até que novas empresas cheguem ao polo industrial do município”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.
As 19 opções de cursos contemplam as áreas de estética, empreendedorismo, gastronomia, comunicação e marketing digital. “O Conectar é um suporte importante aos trabalhadores e trabalhadoras que perderam o emprego em meio à pandemia, uma esperança de qualificação para reinserção no mercado de trabalho”, ressaltou a secretária de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Ângela Arcanjo, que representou o presidente da instituição, Júlio Bonfim, na solenidade.
Participaram do lançamento o superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Marcelo Gavião; a deputada estadual Olívia Santana; o deputado federal Daniel Almeida; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Estado da Bahia, Aurino Pedreira; a presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Seção Bahia, Rosa de Souza; e o diretor da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) – Seção Bahia, Vital Vasconcelos.