Investir de modo estruturado no desenvolvimento das comunidades é mesmo algo capaz de transformar a realidade de milhares de famílias. Exemplos disso estão no Balanço Social lançado pela Bracell nesta quinta-feira, 16. Produtora de celulose solúvel e kraft com operações na Bahia e em São Paulo, a empresa destinou, no ano passado, R$ 2,6 milhões em 20 projetos nas áreas de educação, empoderamento e estar bem, alcançando diretamente mais de 116 mil pessoas. Os dados não incluem os aportes ao Poder Público de mais de R$ 14 milhões para ações preventivas e de tratamento da Covid-19, especialmente nos municípios onde a empresa mantém operações florestais e industriais nos dois estados.
Mais do que números sobre os investimentos sociais da Bracell, a publicação reúne relatos de representantes das instituições de ensino, grupos produtivos e comunidades apoiados pela empresa. É o caso da família da estudante Bruna Naiure Souza, da comunidade do Tombador, em Alagoinhas, na Bahia. Aluna da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (Efara), Bruna e sua família receberam um projeto experimental do sistema agroflorestal que ela conheceu na instituição, graças às iniciativas de empoderamento das comunidades vizinhas às suas operações. “Fiquei admirada com o tanto de coisa que se consegue produzir em apenas um espaço. Com o SAF, a gente não compra o alimento, a gente produz, consome e comercializa”, diz a adolescente.
Sabrina de Branco, gerente sênior de Relações Corporativas, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell, destaca que a empresa precisou se superar e manter a determinação em seguir adiante, apesar das incertezas de um período pandêmico, para que essas ações continuassem a ajudar as pessoas. “Neste momento em que o mundo ainda sente os impactos da pandemia de Covid-19, seguimos firmes com o compromisso de contribuir para a redução da vulnerabilidade econômica e social do máximo de pessoas possível”, diz Sabrina na mensagem de apresentação do balanço.
Educação
Pilar central dentro das ações da empresa, a área de educação beneficiou mais de 49 mil pessoas com quatro projetos na Bahia: Núcleo de Educação Ambiental, Ecomunidade, Troca de Saberes e Educação Continuada. Este último responsável por capacitar professores e gestores escolares da zona rural, como a professora Rita de Cássia, que enfrentou, junto com os demais docentes, a pandemia para continuar levando conhecimento para os estudantes que passaram a ter a formação educacional em casa.
Segundo Sabrina, historicamente, a educação é área prioritária para os investimentos sociais da Bracell, mas a urgência provocada pela pandemia exigiu também o direcionamento para a prevenção e tratamento da doença, envolvendo os colaboradores da empresa em campanhas de voluntariado que permitiram a arrecadação e doação de 223 toneladas de alimentos. “Como sempre, continuamos investindo em ‘ensinar a pescar’, mas entendemos a urgente necessidade de ‘dar o peixe’ quando a fome não pôde esperar. Por isso, estimulamos ações voluntárias entre nossos colaboradores e suas famílias, nossos parceiros e prestadores de serviço com o objetivo de arrecadar alimentos para as famílias que tiveram sua situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia e também o Hospital Amaral de Carvalho (HAC), em Jaú (SP)”, destaca.
Combate à Covid-19
A executiva relembra que os investimentos da Bracell no combate à Covid-19 incluíram a aquisição e doação a unidades de saúde na Bahia e em São Paulo, de 24 respiradores, 352 acessórios para respiradores, 12 leitos de UTI, 398.000 máscaras descartáveis, 47.500 luvas cirúrgicas, 30.250 óculos de proteção, 40.000 aventais descartáveis, 180 tablets e acessórios, um equipamento para acelerar a testagem de Covid-19 e mais de 1.900 litros de água sanitária.
A versão digital do Balanço Social 2020 da Bracell está disponível no site https://www.bracell.com.