• Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Menu
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Search
Close
Sobre Nós
Contato
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
Sobre Nós
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Contato
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp

Norma que impede demissão de trabalhadores que não se vacinaram é inconstitucional

Laura by Laura
4 de novembro de 2021
0
Norma que impede demissão de trabalhadores que não se vacinaram é inconstitucional

A Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência que proíbe empresas de demitir empregados que se recusarem a vacinar contra a Covid-19 pode ser inconstitucional. A Justiça do Trabalho brasileira tem entendido que o direito coletivo à saúde é superior ao direito individual à recusa da vacina. 

Segundo uma reportagem do Conjur, diversos especialistas apontam inconstitucionalidades da norma. O advogado trabalhista Luis Fernando Riskalla diz que a portaria do Ministério afronta a Constituição. “As fundamentações para a edição da referida portaria se contradizem ao verificamos que o inciso XXII, do artigo 7, da Constituição, garante aos empregados a segurança e saúde em suas atividades empregatícias. Além disso, já se tornou quase que unânime, perante os tribunais do trabalho, perante o Ministério Público do Trabalho e perante o próprio Tribunal Superior do Trabalho, que a saúde e a segurança da coletividade se sobrepõem à do indivíduo”, argumenta.

O advogado Carlos Eduardo Dantas Costa diz que “a portaria vai na contramão das decisões judiciais e, inclusive, do posicionamento do Ministério Público do Trabalho”. Já o advogado Donne Pisco aponta que um ministro de estado não tem competência para criar normas, apenas para instrumentalizar o cumprimento das leis de sua alçada. Segundo Pisco, o ministro Onyx Lorenzoni usurpa competência do Legislativo com a Portaria. “O ato normativo do Ministério do Trabalho e Emprego não tem o efeito de vincular a livre apreciação do tema pelos juízes: a restrição imposta, que busca impedir a demissão por justa causa de pessoas que se recusem à vacinação, não tem fundamento legal — inclusive, porque a resistência imotivada à imunização atenta contra o esforço coletivo para a contenção da pandemia, pondo em risco a saúde da população”, defende.

Para a advogada Mariana Machado Pedroso, a portaria poderá “gerar uma movimentação que ainda não se tinha visto no Congresso Nacional a favor da regulação sobre a vacinação. E pela hierarquia das normas no Direito brasileiro, eventual lei estará hierarquicamente acima da portaria ministerial”. Ainda sinaliza que a portaria poderá ser questionada na Justiça. Por sua vez, o advogado Paulo Woo Jin Lee, destaca que é obrigação dos empregadores e da sociedade garantir um ambiente de trabalho seguro, para evitar a propagação de doenças e a responsabilização das empresas por complicações decorrentes da Covid-19 adquirida durante a execução dos trabalhos presenciais”, pontua.

Previous Post

Bahia registra 197 novos casos de Covid-19 e mais 4 óbitos pela doença

Next Post

Rússia tem novo recorde de mortes por Covid-19 em meio a ‘megaferiado’ para controle da doença

Laura

Laura

Next Post
Rússia tem novo recorde de mortes por Covid-19 em meio a ‘megaferiado’ para controle da doença

Rússia tem novo recorde de mortes por Covid-19 em meio a 'megaferiado' para controle da doença

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Catu

Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Menu
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyriht © Catu Notícias – Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 28.381.995/0001-05

Criado por Carlos Melo