O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta quinta-feira em Brasília após três meses de exílio autoimposto na Flórida, sendo saudado por centenas de apoiadores no aeroporto da capital.
Bolsonaro, cujo berço político é o Rio de Janeiro, decidiu morar na capital do país, onde vai ocupar o cargo de presidente de honra do PL sob os apelos da legenda para que lidere a oposição a Luiz Inácio Lula da Silva e o esforço do partido rumo às eleições municipais do ano que vem.
O avião que trouxe Bolsonaro dos EUA pousou às 6h40 em Brasília, meia hora antes do previsto, quando o saguão do aeroporto já abrigava seguidores como o pequeno comerciante Anderson Clayton, de 45 anos, envolto em uma bandeira do Brasil.
“Estamos aqui para receber nosso presidente. O trabalho dele será colocar ordem nessa confusão. O governo Lula só está fazendo tudo errado”, disse Clayton, que defende que ele possa concorrer novamente.
“Se não ele, alguém com suas crenças”, reforçou.
As autoridades reforçaram a segurança em Brasília nesta quinta, fechando o tráfego ao longo do centro de Brasília para evitar o risco de protestos violentos.
O ex-presidente de 68 anos seguirá do aeroporto para a sede do PL, que se tornou o maior partido da Câmara e o segundo do Senado ao colar em Bolsonaro na última eleição.
Antes de embarcar em um avião em Orlando, Bolsonaro minimizou seu papel de liderança e disse que usará sua experiência para ajudar seu partido nas eleições municipais do ano que vem, acrescentando que a votação que perdeu em outubro é um capítulo encerrado.
“Viramos uma página e agora vamos nos preparar para as eleições do ano que vem”, disse à CNN Brasil.
Fonte: Agência Brasil