A Prefeitura Municipal de Catu, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promoveu uma reunião entre representantes da Neoenergia Coelba e provedores de internet da cidade. O encontro teve como objetivo discutir o crescente desordenamento dos fios e cabos instalados nos postes, situação que tem gerado poluição visual e oferecido riscos à segurança da população.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Guto Góes, a iniciativa foi necessária para identificar as empresas clandestinas e encontrar soluções para o problema.
“Essa reunião é de suma importância porque temos observado ao longo do tempo o crescente número de empresas clandestinas puxando fios e deixando esse emaranhado que causa uma poluição visual e esteticamente não é legal. Por isso, fizemos esse convite especial aos provedores de internet e à Coelba para que juntos pudéssemos identificar as empresas e chegar a um denominador comum”, afirmou.
A desorganização da fiação nos postes não apenas compromete a estética urbana, mas também representa um risco real, podendo causar curtos-circuitos e focos de incêndio.
A Neoenergia Coelba destacou que o compartilhamento dos postes com empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado pelas Resoluções Conjuntas da Aneel, Anatel e ANP. Segundo essas normas, as empresas que utilizam a estrutura precisam estar devidamente regularizadas, realizar manutenções periódicas e seguir padrões técnicos e comerciais específicos.
Consulte abaixo os provedores de internet autorizados do seu município:
A Prefeitura segue comprometida em buscar soluções para a organização dos fios e continuará mediando o diálogo entre as partes envolvidas, garantindo mais segurança, estética urbana e qualidade nos serviços prestados à população.