Pojuca viveu, na manhã desta sexta-feira (1º), um momento histórico com a entrega de 668 unidades habitacionais do programa federal Minha Casa, Minha Vida, que estavam paradas há 11 anos. A cidade foi uma das cinco do país contempladas nesta fase do programa, recebendo 376 casas no empreendimento Everaldino Guimarães e 292 no empreendimento João Assis.
A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, de deputados federais e estaduais, além do prefeito Luiz Trinchão e do vice-prefeito Lenivaldo Palmeira.
De forma simbólica, o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo entregaram as chaves nas mãos das moradoras Jamile de Jesus e Jamila Guimarães, do Bloco 23, Casas 102 e 103. Paralelamente, em Brasília, a moradora Vilma, do empreendimento João Assis, recebeu a chave das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando os beneficiários de Pojuca.
O ministro Rui Costa destacou a importância do momento para as famílias e para o município: “É uma emoção grande entregar quase 700 casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Pojuca, isso mostra o cuidado do presidente Lula, que cuida de gente, retomando obras que estavam paradas. Não posso deixar de agradecer todo apoio do prefeito Luiz Trinchão”, disse.
O governador Jerônimo Rodrigues também reforçou o impacto social da entrega: “Estou muito feliz por entregar na Bahia 900 casas. Vi agora a alegria de duas mães de filhos autistas, com a felicidade de ter a casa própria. Mas muito mais coisa vem por aí. Gostaria de agradecer ao presidente Lula e afirmar que teremos mais municípios contemplados”, declarou.
Emocionado, o prefeito Luiz Trinchão, que completa sete meses de mandato, classificou o dia como o mais importante para sua gestão até agora: “Hoje é o dia mais importante para o povo pojucano, o dia de fazer as famílias felizes. Gostaria de agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues por todo o apoio e principalmente ao presidente Lula por reviver o Minha Casa, Minha Vida. É uma emoção entregar uma chave a uma família. Contem com o nosso governo municipal”, afirmou.
Diretamente de Brasília, o presidente Lula fez um pronunciamento destacando o valor da casa própria: “Eu sei o que é receber a chave de uma casa, porque já passei por isso. Todo brasileiro tem direito à moradia, respeito e dignidade. Quando temos uma casa, a criança faz amizade na rua e a família tem tranquilidade. Eu sinto no meu peito a mesma emoção que vocês sentiram. Essa casa representa segurança e um novo começo”, disse o presidente, que ainda elogiou a determinação de Vilma, moradora do João Assis, e abençoou as famílias beneficiadas.
Emocionada, Vilma agradeceu à rede de apoio que a ajudou a conquistar o sonho da casa própria: “Foi uma luta, mas em Pojuca eu tive muita ajuda. É a realização do meu sonho. Agradeço ao Ministério das Cidades, à Ana do Social, ao governador Jerônimo, ao vice-prefeito Lenivaldo, ao ex-prefeito Duda Leite, ao meu vereador Moisés Monteiro e a todos que acreditaram. Só Deus pode pagar. Vamos cuidar e zelar por essa conquista”, declarou.
Durante o encontro em Brasília, Vilma presenteou o presidente Lula com o livro “O Lugar Onde Vivo”, escrito por crianças das escolas públicas de Pojuca, e com a bandeira do município, erguida com orgulho pelo presidente.
Após a entrega simbólica das casas, a comitiva do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Luiz Trinchão seguiu para a inauguração da restauração da pavimentação em CBUQ da rodovia BA-093, no trecho entre Pojuca, Araçás e o entroncamento da BR-101 (Entre Rios), ampliando as melhorias de infraestrutura na região.
Com a entrega das 668 casas, Pojuca dá um passo histórico na garantia do direito à moradia, transformando a vida de centenas de famílias e fortalecendo o compromisso de avançar no desenvolvimento social e urbano do município.



