O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia promoverá no próximo dia 23 de maio, o terceiro encontro microrregional do 11º Congresso Estadual de Profissionais. Desta vez, o evento será realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia, em Alagoinhas. O evento tem o objetivo de destacar a promoção de políticas públicas voltadas para a Engenharia, Agronomia, Urbanismo e Geociências da região. Na ocasião, serão colocadas em pauta as propostas e estratégias que garantem uma maior integração dos profissionais e entidades do Sistema Confea/Crea com a sociedade.
Hoje, as modalidades que prevalecem na região são Agronomia, Elétrica e Mecânica. Vale destacar que, atualmente, o município apresenta aproximadamente cerca de 6.170 profissionais e 915 empresas cadastradas no Sistema. Além disso, a inspetoria de Alagoinhas conta com quatro inspetores que estão a frente das demandas referentes à atuação do Conselho no município.
Para o inspetor-chefe de Alagoinhas, eng. mecânico Frankly Antônio Carvalho Santos, a contribuição da Inspetoria para a microrregional é justamente no incentivo de projetos para inclusão de novos engenheiros no interior da Bahia. “É importante promover ações contínuas nesse sentido, juntamente com a sociedade civil organizada, tendo em vista que há um número considerável de formandos na cidade”, pontuou.
Segundo ele, dentre as propostas que não poderiam deixar de compor a pauta da Bahia para o Congresso Nacional, estão o alinhamento nacional junto ao Corpo de Bombeiros, a unificação de banco de dados, a dispensa de licença de trabalho em cada Inspetoria e o plano Nacional de fiscalização em empresas de engenharia e transporte. “Sendo atualmente membro e presidente da Câmara de Fiscalização Ambiental do município, é fundamental sempre estar contribuindo diretamente com as políticas públicas das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências”, finaliza.
A inspetoria de Alagoinhas foi fundada em junho de 1984 e está situada na Rua Dantas Bião, Laguna Shopping. A inspetoria, hoje, é composta por três fiscais, dois assistentes administrativos e quatro inspetores, sendo eles o eng. mecânico, Frankly Antônio Carvalho Santos; tec. segurança do trabalho, Roberto Silva de Abreu; eng. sanitarista Alisson de Araújo Santos; e eng. mecânico, Roberto Ricardo de Souza Rabelo.