Apesar da atuação não ter sido a que os tricolores esperavam, o triunfo do Bahia por 2×1 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal, veio como um alívio na crise que o Esquadrão vivia no Campeonato Brasileiro. Além de interromper o jejum de sete jogos sem vencer, o time baiano estabeleceu o seu recorde de vitórias em uma mesma edição de Série A por pontos corridos.
Até então, a melhor marca do Bahia era de 13 triunfos no Brasileirão, feito alcançado na temporada de 2017. Naquele ano, a equipe fechou a competição com 50 pontos, na 12ª colocação, conquistando uma vaga para a Copa Sul-Americana. Agora, o time soma os mesmos 50 pontos, mas com 14 triunfos.
O Bahia também encerrou uma seca que vivia contra o Cuiabá. Essa foi a primeira vez que o tricolor venceu o time do Centro-Oeste na história. Em jogos oficiais, as equipes se enfrentaram seis vezes, com três empates, duas derrotas baianas e uma vitória.
Restando mais dois jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, o Bahia ainda pode bater outras marcas importantes. O tricolor, por exemplo, nunca terminou os pontos corridos na primeira metade da tabela. A melhor colocação até o momento foi o 11º lugar, em 2019.
O objetivo mais importante, no entanto, é o de voltar à Libertadores depois de 35 anos. O Esquadrão segue firme na briga, é o 7º colocado, dentro do G8.
Por sinal, o Bahia pode garantir a classificação nesta terça-feira (3), se vencer o confronto direto com o Corinthians, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O alvinegro soma os mesmos 50 pontos e aparece na 8º posição, com uma vitória a menos do que o tricolor.
“Resultado fundamental. A gente vem de dois jogos bem jogados, mas sem resultado esperado. Fomos abaixo do que a gente pode entregar. No primeiro tempo achei uma postura ruim para um time que quer disputar a Libertadores. No segundo tempo melhoramos um pouco. Nos primeiros 15 minutos não conseguimos sair de trás, mas conseguimos o triunfo, que era o mais importante. Agora temos dois dias para treinar e enfrentar um Corinthians que vem embalado. Precisamos encontrar uma solução para jogar um bom futebol”, pontuou o técnico Rogério Ceni.
Depois do confronto com o Corinthians, o Bahia encerra a temporada diante do já rebaixado Atlético-GO. A partida será no domingo (8), às 16h, na Fonte Nova.
Fonte Correio*