Pelo terceiro ano consecutivo, os karatecas da comunidade quilombola do Cangula, no município de Alagoinhas, fizeram bonito em uma competição internacional, representando a Bahia. O campeonato da vez ocorreu na província de Copiapó, na região de Atacama, no Chile, e foi realizado neste sábado, 7, e domingo, 8. Ao todo, os atletas apoiados pela Bracell conquistaram cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de prata. A dourada foi obtida por Helder Pereira, na modalidade Kumite, que também levou a prata por equipe, na modalidade Kata, juntamente com Alisson Carulino.
Outro destaque na competição foi o karateca Eric Vitor. O esportista – que já foi campeão mundial na Argentina, em 2022, e campeão em Kumite por equipe em 2023, também no Chile – trouxe duas medalhas de prata na Kumite. Beatriz Victória também conquistou a prata nessa modalidade. Além deles, mais dois atletas do Cangula participam da competição: Alan de Jesus, campeão sul-americano em Kumite, e Brenno de Santana, campeão sul-americano de karatê, ambos no Chile, em 2023. Todos foram acompanhados pelos técnicos Orlando Filho e Franciele da Silva.
O treinador destacou a contribuição da Bracell para que os atletas pudessem participar da competição no Chile: “Sem a Bracell, seria impossível termos viajado para o Chile. Isso porque 90% das despesas de toda a equipe foi arcada pela empresa”.
“Ver a vitória dos atletas do Cangula, que é uma comunidade quilombola apoiada pela Bracell na Bahia, é inspirador e motivo de orgulho. Por isso, queremos parabenizar toda a equipe que representou Alagoinhas e a Bahia nesta competição internacional, mostrando todo o potencial do esporte”, afirma Fábio Sento Sé, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell Bahia. Ele destaca ainda que a empresa incentiva a equipe de karatê do Cangula como forma de contribuir para o desenvolvimento dos atletas e da própria comunidade, que podem se inspirar nesses talentos.
Sobre a Bracell
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com