Nesta quarta-feira, 25, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) anunciará, oficialmente, a adesão da Bracell ao Programa Empresa Amiga da Mata Atlântica. O anúncio será durante a programação da Semana da Mata Atlântica 2022, que será realizada online pelo canal da RBMA, no YouTube, das 11 às 12h30.
Com o reconhecimento, a empresa de celulose receberá um selo que “identifica as organizações que contribuem para a conservação e o uso sustentável” desta floresta por meio de ações próprias e do apoio às iniciativas da RBMA, vinculada ao programa Homem e a Biosfera, da Unesco.
Para Meryellen Baldim, gerente de Meio Ambiente e Certificações Florestais da Bracell Bahia, “o título reforça, perante à sociedade, nosso compromisso com a preservação deste bioma e amplia a visibilidade de nossas ações, pois passamos a marcar presença em eventos da RMBA com públicos de interesse estratégico para a empresa. Além disso, participaremos das reuniões da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica com sugestões de iniciativas de proteção da mata”.
A gestora acrescenta ainda que a Bracell – que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais –preserva aproximadamente 39% do total da vegetação nativa em suas propriedades, com destaque para as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a exemplo da Lontra, na Bahia, que abriga 216 espécies de aves, 62 de anfíbios e lagartos, 15 de serpentes e 25 de mamíferos, reforçando a biodiversidade da região
Localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, essa reserva é maior área de conservação privada do Litoral Norte baiano, com 1.377 hectares, e foi reconhecida, em 2019, como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco, além de ser uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Mesa redonda
Representando a Bracell na Semana da Mata Atlântica, Meryellen ainda participará, nesta quarta, da mesa redonda “Setor agrícola e a conservação da Mata Atlântica”. Ela estará falando deste tema juntamente com Bertholdino Junior, gerente Corporativo de Sustentabilidade Usina Coruripe, Gabriel DedinI, coordenador do Programa de Erva Mate da Solidaridad, e Glaico Sell, produtor agroecológico da Associação agroflorestal Acolhida na Colônia.
Mais informações sobre o evento – que seguirá até o dia 27/05, quando é celebrado o Dia da Mata Atlântica – podem ser obtidas no site https://rbma.org.br/n/.
Essa empresa acaba com nossa biodiversidade para plantar eucalipto, agora quer pousar de coisa boa. EUCALIPTO É UMA DESGRAÇA, NADA SE CRIA EM UMA PLANTAÇÃO DELE.