Nos seis primeiros meses de 2021, a Câmara Municipal de Catu trabalhou com empenho e determinação na apreciação, votação e aprovação de projetos e indicações de grande relevância em benefício da população.
Conforme o balanço divulgado pela Secretaria do Legislativo, de janeiro a junho os vereadores apresentaram 209 indicações sobre diversos assuntos relacionados a obras, saúde, infraestrutura urbana, saneamento básico, serviços públicos, esportes, social, agricultura, educação, entre outros assuntos. Os vereadores também discutiram no primeiro semestre 26 projetos de Lei do Legislativo, 10 projetos de Lei de autoria do Executivo, 12 projetos de Resolução e expediram 828 ofícios, totalizando 1.085 documentos tramitados no Plenário Alexandre Ferreira, em 24 sessões ordinárias, 04 sessões extraordinárias e uma sessão especial em comemoração aos 153 anos de emancipação política do munícipio.
Devido a pandemia da Covid-19, respeitando as orientações da autoridades sanitárias, as sessões ocorreram em dois formatos: modalidade remota e presencial sem público. Todas as sessões foram transmitidas Ao Vivo pela TV Câmara no Facebook.
O presidente da Câmara, vereador Nil Prefeitura, destacou que o Legislativo segue fazendo sua parte, colaborando para o desenvolvimento do município. “Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Câmara mostra que teve um primeiro semestre positivo com mais de 1.085 propostas discutidas em plenário nos seis primeiros meses deste ano. Além dos compromissos na Casa Legislativa, estamos presentes diariamente em todos bairros conversando com a comunidade e verificando as demandas”, concluiu Nil.
Capacitação para Assessores e Vereadores
Com o objetivo de integrar e capacitar os novos funcionários comissionados e vereadores do Poder Legislativo de Catu, o curso de Direito Público Municipal e Finanças foi ministrado entre os dias 14, 15 e 16 de junho no Plenário Alexandre Ferreira para os novos colaboradores, que fazem parte da atual legislatura, iniciada em 1º de janeiro. Todos os participantes receberam material didático e ao final do curso receberam certificados.
Equilíbrio financeiro
A pandemia tem derrubado a arrecadação das instituições públicas brasileiras, como é o caso da Câmara de Catu que este ano perderá mais de R$ 120 mil de suas receitas. Diante deste cenário, a nova gestão da Câmara teve que se adaptar a essa realidade, adotando esforços desde janeiro para garantir os recursos em caixa.
Diante dos esforços pela equipe financeira e administrativa, foi possível antecipar a primeira parcela do 13º salário no mês de maio., alcançando cerca de 50 servidores da instituição, colaborando com o aquecimento do comércio local no período de meio de ano que é tão importante para as vendas, sobretudo, nesse momento em que o Comércio Catuense, assim como em todo o país, tem sofrido com a queda nas vendas diante da perda de emprego e renda provocada pela retração da economia.