O município de Catu participou, nesta quarta-feira, 22, do Bahia Oil & Gás Energy 2024. Esse é um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás do Norte/Nordeste do Brasil, que reunirá entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador, empresas nacionais e internacionais que trabalham com etapas de exploração e produção, transporte, refino, petroquímica, naval e integração energética.
Este é o segundo ano do evento, que conta com cerca de 200 estandes de 15 países, e a previsão é de que 10 mil visitantes visitem o espaço durante os dias de realização.
O evento promove um ambiente de negócios setorial com conferências, área de exposição, encontros de negócios e arenas temáticas. O fato de acontecer na Bahia reafirma as oportunidades de negócios na área de petróleo e gás que são diversas no estado. O gás natural atua significativamente no fortalecimento da indústria química e a Bahia possui o maior Complexo Químico da América Latina. Nós temos aqui a segunda maior refinaria do Brasil e somos o terceiro maior mercado de gás natural do Brasil.
São 200 stands expostos, sendo que as prefeituras que se apresentaram no evento foram as de Catu e Mata de São João.
O objetivo da presença do stand de Catu-BA?
Catu, geograficamente, é a cidade mais estratégica para implantação de empresas de petróleo. Além de essa ser a nossa principal atividade econômica, historicamente a nossa cidade é quem mais exporta mão de obra qualificada, perdendo apenas para Macaé. O objetivo da Prefeitura Municipal de Catu é colocar a cidade em evidência em um evento que reúne as maiores empresas do mundo no segmento, muitas das quais já estão instaladas em nosso município, a exemplo de Perbrás, 3R e Halliburton, afim de atrair novas empresas que atuem no ramo.
O prefeito esteve presente no evento e falou sobre o mesmo: “Colocar Catu na vitrine de um evento como esse é uma iniciativa que fortalece e engrandece muito o nosso principal segmento econômico. Viemos para esse evento apresentar às empresas que ainda não nos conhecem todo o potencial que Catu tem, sobretudo no Governo Pequeno Sales, que, além de fazer questão de estreitar a relação com essas empresas, ainda trouxe uma nova área para que novas empresas possam se instalar, o nosso polo industrial. Para que essa área entre efetivamente em atividade, precisamos captar novas empresas. Portanto, estamos no lugar certo”.