Na manhã desta quarta-feira (21), Catu se vestiu de amarelo e esperança. Em uma mobilização marcada pela emoção e pelo compromisso coletivo, o município realizou uma caminhada em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento começou às 8h, com concentração no palco da Aruanha, e seguiu até a Praça Duque de Caxias, reunindo estudantes, profissionais da rede de proteção, representantes de instituições e a comunidade em geral.
Com o lema “Faça Bonito”, a ação reforçou a necessidade de dar voz às vítimas e de romper o silêncio que ainda cerca tantos casos de violência. Cartazes, flores amarelas e palavras de encorajamento deram o tom de uma caminhada que foi, acima de tudo, um grito coletivo por dignidade e cuidado.
A secretária de Assistência Social, Juci, destacou a importância de ações como essa para transformar realidades:
“Hoje caminhamos juntos para lembrar que toda criança tem direito de crescer protegida. Não podemos permitir que o medo e a omissão sejam maiores que o nosso dever de cuidar. O 18 de Maio não é apenas uma data no calendário — é um chamado à responsabilidade de todos nós.”
A Prefeitura de Catu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, escolas, CREAS e CRAS, segue firme no propósito de fortalecer a rede de proteção à infância e garantir que cada menino e menina cresça com amor, segurança e respeito.
Porque proteger é um dever de todos.
Faça bonito. Denuncie. Cuide. Ame.