Nos últimos dias, as Redes Sociais e alguns sites de notícias disseminaram, com ênfase, os gastos com publicidade realizados pela prefeitura de Catu, e como é, de fato, o papel da imprensa apurar, o Catu Notícias foi em busca de dados oficiais e descobrimos que, ao contrário do que foi disseminado, o município de Catu ficou abaixo ou na média de outras prefeituras da região no que diz respeito a gastos com publicidade em 2022, a exemplo de Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Dias D´Ávila, Simões Filho e Madre de Deus.
Os dados apurados pelo Catu Notícias são do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e têm como base o ano de 2022. Segundo o TCM, os gastos com publicidade na região são liderados pelo município de Alagoinhas, que acumulou no ano mencionado um gasto com publicidade num total de R$ 5.996.286,78 (Cinco milhões, novecentos e noventa e seis mil, duzentos e oitenta e seis reais e setenta e oito centavos). Já Dias D´Ávila, registrou um gasto com publicidade que chegou a mais de um milhão e meio (R$ 1.599.944,12), em 2022. Outro município vizinho, São Sebastião do Passé, gastou com publicidade, em 2022, um montante de R$ 877.242,76 e Simões Filho, R$ 2.452.855,88.
Considerando os dados mencionados, o município de Catu ficou dentro ou até mesmo abaixo da média de gastos com publicidade, na região, já que o município, em 2022, acumulou gastos com publicidade que chegaram a um total de R$ 998.733,34.
O fato é que quem não gastar um valor considerável com publicidade nos três anos que antecedem as eleições, pode se dar mal no ano eleitoral, já que, pela nova lei, o poder público poderá investir o valor equivalente à média mensal dos gastos com propaganda nos três anos anteriores, média essa que deve ser multiplicada por seis, considerando-se para o cálculo o valor empenhado.
A última gestão, por exemplo, a gestão de Gera Requião gastou com publicidade em seu último ano de governo (2019), segundos dados do TCM, um montante de R$ 991.745,23 (Novecentos e noventa e um mil, setecentos e quarenta e cinco reais e vinte três centavos), praticamente o mesmo valor que a gestão de Pequeno Sales gastou em 2022, três anos depois.
Então, o que se percebe é uma manobra política para prejudicar a gestão de Pequeno Sales e, como preconiza o próprio Tribunal de Contas dos Municípios, as ações devem ser divulgadas, sob o regime da Lei, com gastos em publicidade, pois é o único mecanismo legalizado para este fim.
Veja abaixo dados do TCM que mostram os valores gastos com publicidade em 2022 em cada cidade citada:
Alagoinhas
Alagoinhas-2Dias D´Avila
Dias-dvila-3Simões Filho
Simoes-Filho-1São Sebastião do Passé
Sao-sebastiao-2Catu 2019 (último ano da gestão Gera)
publicade-catu-2019-2Catu 2022 (gestão Pequeno Sales)
Catu-2022