O Ministro das Relações Exteriores do Brasil pediu que o Embaixador da China se retrate com o governo brasileiro. O desentendimento teve início quando o deputado Eduardo Bolsonaro (Sem partido), acusou o país asiático de ter omitido informações sobre a pandemia do novo coronavírus, e a embaixada rebateu acusando a comitiva brasileira que viajou para os Estados Unidos de infectar a população.
Em comunicado na sua página do Twitter, Ernesto disse que é “inaceitável que o Embaixador da China endosse ou compartilhe postagem ofensiva ao Chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores, como infelizmente ocorreu ontem à noite”.
“Cabe lembrar, entretanto, que em nenhum momento ele ofendeu o Chefe de Estado chinês. A reação do Embaixador foi, assim, desproporcional e feriu a boa prática diplomática. Já comuniquei ao Embaixador da China a insatisfação do governo brasileiro com seu comportamento. Temos expectativa de uma retratação por sua repostagem ofensiva ao Chefe de Estado”, diz o comunicado.
Ernesto ressaltou também que conversou com o deputado Eduardo Bolsonaro e com o Embaixador da China para promover um reentendimento.
Fonte: BN