Uma grande explosão deixou mais de 30 mortos e mais de 50 feridos nesta sexta-feira (15) em uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, segundo autoridades e médicos locais.
Mas o número de vítimas deve aumentar, pois o ataque ocorreu durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar.
Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão e fica a cerca de 500 km a sudoeste da capital Cabul.
Qari Saeed Khosti, porta-voz do Ministério do Interior do governo do Talibã, falou em “pesadas baixas”, mas não informou o número de vítimas.
Um médico disse à agência de notícias France Presse que o hospital central de Kandahar recebeu 32 corpos e 53 pessoas feridas até o momento. O balanço anterior era de 16 mortos e 32 feridos.
A agência Reuters diz que ao menos 33 pessoas morreram e 73 ficaram feridas, segundo autoridades que dizem que o número de vítimas pode ser ainda maior.
O jornal “The New York Times” fala em 37 mortos e ao menos 70 feridos, atribuindo a informação a Shams Samim, encarregado do Talibã para cultura e informação em Kandahar.
Fonte: G1