• Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Menu
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Search
Close
Sobre Nós
Contato
terça-feira, 1 de julho de 2025
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
Sobre Nós
terça-feira, 1 de julho de 2025
Contato
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp

Governo da Bahia negocia com a Rede Mater Dei tratamento oncológico radioterápico para pacientes do SUS 

Editor Chefe by Editor Chefe
16 de maio de 2024
0
Governo da Bahia negocia com a Rede Mater Dei tratamento oncológico radioterápico para pacientes do SUS 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está em negociações avançadas com a Rede Mater Dei para ofertar serviços de radioterapia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A boa notícia é da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que se reuniu na última segunda-feira (13), com o presidente do Conselho de Administração da Mater Dei, Henrique Salvador, e com o CEO da Rede, José Henrique.

“Reconhecendo os desafios da oncologia no Brasil, em especial o acesso ao tratamento radioterápico, estamos abertos ao diálogo com todos os entes interessados para expandir a oferta de serviços nessa área. A colaboração é chave para avançarmos mais rapidamente na missão de prover saúde”, afirma a secretária da Saúde do Estado.

Os esforços estaduais para ampliar e regionalizar a assistência vão além da construção de novas estruturas sob gestão estadual, como o recém-inaugurado Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, que contou com a presença do presidente Lula, na última sexta-feira (10). “Na Bahia, oito a cada dez baianos dependem exclusivamente do SUS. Para fazer frente a isso, é necessário contratar serviços com a rede filantrópica e privada e, somente em 2023, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,2 bilhão na contratação de leitos, cirurgias, exames e outros serviços através da rede complementar”, ressalta Roberta Santana.

Atualmente, a Bahia possui 15 aceleradores lineares para o tratamento radioterápico no SUS, estando 14 em funcionamento nos municípios de Salvador (7), Feira de Santana (2), Itabuna (2), Vitória da Conquista (1), Lauro de Freitas (1) e Juazeiro (1). O 15º equipamento aguarda autorização de funcionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e está localizado em Teixeira de Freitas. Outros quatro equipamentos estão previstos para Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador. Ao todo, a Bahia alcançará 19 equipamentos até o final de 2026.

Desafio nacional

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) indica que o Brasil precisará adquirir, ao menos, 334 novos aceleradores lineares até 2030 para substituir os equipamentos obsoletos e fazer frente à necessidade de expansão por conta do quantitativo populacional.  Em 2030, 15% dos brasileiros terão mais de 65 anos, quase o dobro do número de 2010. O Ministério da Saúde tem um plano de expansão para a radioterapia no país, que adicionará até 100 novos serviços, contribuindo para reduzir o déficit.

O envelhecimento e a diminuição da capacidade de recuperação das células fazem com que o corpo dos idosos seja mais suscetível a tumores, por isso essa faixa-etária concentra 70% de todos os casos de câncer. Especialistas apontam que a radioterapia é indicada em quase 60% de todos os casos de câncer, em algum momento da evolução da doença. Pode ser usada tanto de forma curativa como paliativa.

Além do desafio de acompanhar o aumento da demanda relacionada ao quantitativo populacional, os serviços de saúde públicos e privados enfrentam limitações para expandir a oferta, seja pela necessidade de construção de um bunker, quanto pelo tempo de fabricação e entrega desses equipamentos, que geralmente ultrapassam os seis meses. Outro complicador é que não há produção nacional de aceleradores lineares, sendo o país 100% dependente da importação. O licenciamento e controle de instalações de radioterapia pelo CNEN adicionam, pelo menos, mais 60 dias ao tempo total para iniciar a operação.

Tratamento radioterápico

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia, para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação. A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou, até mesmo, o paciente ser curado.

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que utiliza medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença. O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.

Previous Post

Bahia registra redução de 8,7% em mortes violentas e 25 fuzis são apreendidos desde janeiro 

Next Post

Bahia lidera em desemprego no 1º trimestre, diz IBGE

Editor Chefe

Editor Chefe

Next Post
Bahia lidera em desemprego no 1º trimestre, diz IBGE

Bahia lidera em desemprego no 1º trimestre, diz IBGE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Catu

Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Menu
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyriht © Catu Notícias – Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 28.381.995/0001-05

Criado por Carlos Melo