Na manhã do último domingo (18), líderes petistas se encontram na plenária virtual do mandato do deputado federal Joseildo Ramos (PT/BA), para discutir a responsabilidade do Governo Bolsonaro no enfrentamento a Covid-19 e a situação da pandemia no país. O encontro, que foi transmitido virtualmente pela rede social do parlamentar, contou com a presença do governador Rui Costa (PT), do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, do senador Jaques Wagner (PT/BA), dos deputados federais Paulo Teixeira (PT/SP), Alexandre Padilha (PT/SP) e Waldenor Pereira (PT/BA), além de secretários e deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.
O Governador da Bahia Rui Costa afirmou que a luta contra a Covid-19 não tem sido fácil, mas que os avanços no enfrentamento estão acontecendo a despeito do que prega o Governo Federal, cujas orientações têm sido vistas como “motivo de piada em outros países”. Ao comentar a desaceleração das mortes e das contaminações nos EUA após a posse de Biden, que unificou o discurso de priorização da vida, o gestor lamentou que, em breve, o Brasil deverá passar a ser o líder em mortes pelo Covid-19 em todo o mundo, e novamente reforçou o pedido de aprovação da Sputnik V pela Anvisa, que corre na Justiça, para acelerar o processo de vacinação.
No último domingo, 19, foi publicada em decreto assinado pelo governador Rui Costa, autorização para as atividades letivas de forma híbrida nas escolas públicas e particulares situadas em municípios baianos com taxa de ocupação de leitos de UTI até 75%, a medida entra em vigor nos municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova. No restante do estado, no entanto, as aulas presenciais seguem suspensas pelo menos até a próxima segunda-feira (26).