A Bahia vai receber um investimento de R$ 270 milhões da Bridgestone, que está ampliando sua fábrica de pneus em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com o recurso, a companhia alcança um total de R$ 975 milhões alocados no estado e aumenta a capacidade de produção de aproximadamente 1,5 milhão de unidades/ano. O documento de reti-ratificação do protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (5), em solenidade na governadoria, com a presença do governador Rui Costa e do presidente da Bridgestone na América Latina Sul, Vicente Marino.
Conforme o superintendente de Atração de Investimentos do Estado da Bahia, Paulo Guimarães, o acordo está inserido no momento de retomada das atividades econômicas no pós-pandemia. “Nós já tínhamos um ritmo de investimento na Bahia, mesmo considerando a pandemia. Nos últimos dois anos, nós contabilizamos a reativação da fábrica de fertilizantes, a unidade de hidrogênio verde, que vai entrar em operação no próximo ano, este investimento agora da Bridgestone, a Ford está ampliando sua área de design e engenharia. Então são investimentos importantes em setores de tecnologia avançada em nosso estado”.
Guimarães destaca que a fabricante de pneus já está há 16 anos na Bahia. “Eles disseram que uma das razões pelas quais este investimento está vindo para o estado é porque, entre as 12 unidades da Bridgestone nas Américas, esta é a que tem maior produtividade e melhor qualidade em todos os itens”. O superintendente ressalta que a Bahia possui outras fábricas de pneus. “E uma das coisas que nós discutimos com a Bridgestone foi a possibilidade de atrair para cá fornecedores de matérias primas que não existem nem na Bahia, nem no Brasil. É uma empresa que tem seguidamente investido conosco desde a sua implantação, então para nós este investimento é importantíssimo, em uma área importante da nossa indústria”, detalhou.
Vicente Marino, presidente da Bridgestone América Latina Sul, afirmou que “este investimento faz parte de nosso plano estratégico de crescimento sustentável no Brasil, focado no mercado de pneus premium e na produção de pneus para veículos mais sustentáveis e elétricos/híbridos, o que reforça nosso compromisso e a posição estratégica do país para os negócios globais da empresa”. Ele ressaltou ainda que a expansão é também um importante passo para a capacidade produtiva da empresa, “já que buscamos entregar soluções sustentáveis, com produtos que estarão prontos para a era digital”, completou.