Líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vão propor o envio de tropas adicionais para quatro países do Leste Europeu na reunião da cúpula, que acontece na quinta-feira (24).
Nesta quarta-feira (23), um dia antes da cúpula de membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para discutir a guerra na Ucrânia, o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, afirmou que novas tropas devem ser enviadas ao Leste Europeu de modo a aumentar as forças militares nos territórios aliados da região.
“O primeiro passo é o lançamento de novos batalhões da Otan na Bulgária, Hungria, Romênia e Eslováquia”, disse. Assista no vídeo acima a programação ao vivo da CNN.
A embaixadora dos Estados Unidos na Otan, Julie Smith, disse que “detalhes adicionais serão compartilhados na quinta (24)”. Em um evento do Conselho do Atlântico, Smith disse que a Otan está em discussões sobre sua presença de força de médio e longo prazo em seu flanco leste.
“Todas as opções estão na mesa”, incluindo a base permanente, disse ela. A representante dos EUA ainda afirmou que a proposta da Polônia de uma missão de paz da Otan para a Ucrânia não está “morta na água”, mas disse que há “muitas questões em aberto” e “aliados querem saber mais sobre o que a Polônia está sugerindo aqui”.