A Prefeitura de Catu divulga, nesta segunda-feira (13), mais um caso positivo do novo coronavírus, totalizando três na cidade.
A mulher de 34 anos, já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O estado de saúde da nova infectada é estável e ela está em isolamento domiciliar.
Até às 18h, de hoje, a situação epidemiológica do município é de 30 casos descartados, 12 monitorados, 47 notificados e 2 em análise.
Ressaltamos que o Comitê Gestor de Combate ao Covid-19 se reunirá, e avaliará a situação epidemiológica local para discutir os impactos e as medidas administrativas necessárias para continuar o enfrentamento da epidemia no município.
Ficar em casa é o melhor a fazer para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Estrutura de atendimento
A Prefeitura de Catu dentre as ações de enfrentamento ao Covid-19 anunciou a Organização do Hospital Municipal para atender a demanda da população ampliando a qualidade e segurança dos serviços tanto para os pacientes como para os profissionais; estruturação de Pronto Atendimento para pacientes suspeitos e/ou confirmados de Covid-19; aquisição de EPI’s para profissionais de saúde da rede municipal; capacitação com fisioterapeutas da rede em ventilação mecânica; acompanhamento e monitoramento de casos suspeitos (através de visitas domiciliares e contato telefônico); adaptação de uma ambulância básica para uma unidade avançada de transporte sanitário; barreiras sanitárias com aferição de temperatura, orientações socioeducativas com distribuição de folders; controle sanitário integrado;
Emergência pública
O prefeito decretou estado de emergência pública em Catu devido à crise de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus e de suas repercussões nas finanças públicas do Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 24 de março através do Decreto Municipal nº 308/2020 e autorizou a adoção de medidas excepcionais para combater à disseminação da Covid-19 no território municipal.
Decretos municipais
Diversos decretos foram publicados desde o dia 18 de março como forma de prevenção e combate ao novo coronavírus no município, através da suspensão das aulas da rede pública e privada; suspensão do transporte intermunicipal; fechamento do Terminal Rodoviário; fechamento de estabelecimentos comerciais: academias, bares, restaurantes, lanchonetes, igrejas, clubes sociais e similares; suspensão de feiras livres sextas e sábados; suspensão de eventos sociais públicos e privados; condições de funcionamento para agências bancárias, casas lotéricas, correspondentes bancários e cooperativas de crédito;
Casos confirmados de Covid-19 em Catu:
•06/04: Homem, de 38 nos, encontra-se em isolamento domiciliar;
•09/04: Mulher, de 56 anos, está em isolamento domiciliar;
•13/04: Mulher, de 34 anos, está em isolamento domiciliar.
Fonte: Ascom\Prefeitura de Catu