No próximo dia 16 de janeiro, às 9h, a Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) dará início aos trabalhos do Comitê de Comunicação Governamental & Eleitoral. Presidido por Marco Antônio Alves, Gestor de Inteligência & Inovação da Objectiva, o comitê surge como um desdobramento das discussões travadas nas reuniões temáticas do SCREAM Festival 2023, que focaram na comunicação pública.
O Comitê, que acontecerá de forma online e com acesso gratuito, tem como principal objetivo apresentar, discutir e propor normas, boas práticas e recomendações, com um olhar específico para as questões relacionadas à propaganda eleitoral. A reunião inaugural terá como pauta central a busca por sugestões do mercado baiano para contribuir com a normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à Propaganda Eleitoral no pleito de 2024.
“A intenção é que as pessoas possam trazer sua colaboração e que possamos ter um trabalho consistente baseado nas experiências práticas e nos cenários ainda nebulosos que se apresentam. No que diz respeito à normativa, temos pouco tempo para a formulação, então quanto mais gente se posicionando, mais relevância teremos”, explica Marco Antônio.
O Gestor de Inteligência & Inovação destaca a importância desse evento, que transcende os interesses da comunidade de marketing e comunicação. A regulamentação da propaganda eleitoral é crucial para a transparência e equidade no processo democrático, impactando diretamente a maneira como os candidatos se comunicam com a sociedade.
“É fundamental que o assunto seja discutido. No debate do Scream, notei que estamos atônitos. Embora tenhamos LGPD, embora a União Europeia sinalize o avanço com uma parametrização que deve ser publicada esse ano, a forma como governos, empresas, organismos internacionais estão dialogando ainda é bastante insuficiente e lenta”, acrescenta.
Dessa forma, a participação ativa e colaborativa dos membros, associados da ABMP, e dos ouvintes não-associados é vital para assegurar que as normativas refletem de maneira justa as demandas e dinâmicas do cenário eleitoral. Vale ressaltar que o Comitê de Comunicação Governamental & Eleitoral é aberto a ouvintes e convidados não-associados, reforçando o compromisso da ABMP em promover um espaço inclusivo de diálogo e troca de ideias.
Marco pontua que é preciso avançar através da publicidade e comunicação em ações que garantam a legalidade e transparência nas eleições. “Diante dos desafios que o mundo enfrenta nessa sociedade da informação no aspecto da tecnologia – dados, IA, regulamentação, fake News, afirmação de democracias – e de como o processo eleitoral é fortemente impactado por tudo isso, tendo exemplos recentes no Brasil e no mundo, a expectativa é que as questões sejam postas e que nós possamos avançar com respostas e ações que garantam a legalidade e a transparência da atividade publicitária e de comunicação no âmbito governamental e nas eleições.”
Os interessados em participar da reunião do comitê podem se inscrever no link: https://abmp.com.br/inscricoes-comites-tematicos-abmp/