Diante das dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos municípios do Norte e Nordeste, que vão além do cenário da pandemia do novo coronavírus, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizará na próxima terça-feira (20), às 14h, uma reunião virtual com os presidentes de associações municipalistas dos estados das duas regiões. O encontro tem por objetivo a unificação da pauta municipalista prioritária pelos 16 estados do Norte e Nordeste, para que as tomadas de decisões ocorram de forma conjunta, viabilizando assim o fortalecimento regional junto ao Congresso Nacional.
De acordo com o presidente da UPB, Zé Cocá, é preciso considerar as dificuldades que são peculiares às regiões Norte e Nordeste. “A gente precisa ter um olhar diferenciado para os municípios dessas regiões. Temos pautas específicas, são municípios pobres e pouco industrializados que têm no FPM [Fundo de Participação dos Municípios] a principal fonte de receita e sofrem com a grande dependência da União”, destacou o gestor.
O evento será conduzido pelo presidente da UPB e terá como convidado ainda o presidente da CNM, Glademir Aroldi, e a apresentação de todos os presidentes das associações/federações municipalistas do Norte e Nordeste.