A equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Catu se reuniu nesta manhã para realizar uma atividade que propõe a metodologia ativa de rotação por estações. A atividade foi desenvolvida pela equipe de articulação com o objetivo de vivenciar essa metodologia na prática, abrangendo conhecimentos de todas as disciplinas e utilizando os princípios da multirreferencialidade.
Durante a execução da proposta, os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino puderam participar de atividades de leitura, interpretação, cálculo de conversão de valores, transformações da matéria, reações químicas, aspectos geográficos e históricos do surgimento e produção do pão. Além disso, foram trabalhadas competências importantes, como colaboração, autogestão, habilidades de relacionamento e tomada de decisões.
Os profissionais colocaram a mão na massa e produziram um delicioso pão. Com muita animação e proatividade, participaram de cada etapa da confecção, desde a separação dos ingredientes até a execução da receita. Por fim, degustaram a produção com um café.
Essa iniciativa busca fortalecer e inspirar práticas educativas diferenciadas e interativas, que relacionem os conhecimentos com o cotidiano dos estudantes, promovendo a reflexão e o diálogo como instrumentos para a compreensão dos conteúdos escolares. Os coordenadores serão multiplicadores, apresentando essa forma de atividade em suas escolas e fornecendo suporte à prática docente.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Catu