Com a Casa cheia na noite da 12º sessão realizada na noite de ontem (25), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de número 053/2023, que consiste na criação da Guarda Municipal do Município de Catu. Outros projetos como projeto de título de cidadão catuense e o Arraiá do Cristo Operário também foram votados na Casa. A classe dos Guardas Municipais foi a sessão para acompanhar a votação, os Guardas Rui Cézar e Jocelino Chaves usaram do tempo de tribuna, para falar do Projeto.
Os Guardas falaram da regulamentação da Classe, como a votação desse projeto era de importante não só para classe, como também para o município de como eles funcionários sonharam com essa conquista. De como esse foi um passo importante, para que outras conquistas sejam alcançadas, a exemplo a qualificação dos guardas e o envio de verbas destinado a suas funções.
“Nós acreditávamos que esse dia chegaria e esse é um dia ímpar. Não estamos com tudo concluído, mas esse é um começo de uma conquista, acredito que em breve a guarda estará treinada fazendo o trabalho ostensivo. Junto com a conquista tem a responsabilidade”, pontuou Jocelino Chaves.
Além de pronunciarem sobre a importância da guarda municipal, do projeto em votação e do papel importante que eles desempenham principalmente em tempos, que as escolas estão ameaçadas. Os Vereadores abordaram sobre a falta de água na cidade, após o rompimento de adutora, como a população vem enfrentando essa dificuldade, da disposição da SAAE em solucionar o problema, mas ressaltaram a importância de um plano B, para a distribuição da água e da aquisição de equipamentos com urgência, além de repensar formas de obter energia renovável, para não ficar dependente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e pagar um valor altíssimo em conta.
O Presidente Nil Prefeitura revelou que acompanhou o serviço de conserto da adutora, parabenizou a Diretora da autarquia do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da (SAAE) Emanuele Cunha, mas sugeriu melhorias nas vias de distribuição da água do município. “É preciso criar uma nova linha alternativa, para quando acontecer um problema desse ter uma linha nova para ligar. São 60 anos de SAAE a serem completados esse ano, essa tubulação é velha. Precisamos melhorar a SAAE hoje para o futuro”, alertou.
O Vereador Layon Santa Fé também ressaltou que a SAAE precisa ter uma válvula de escape, que essa situação não pode acontecer novamente, que já são quatro dias sem água em Catu. “ Medidas precisam ser tomadas, temos quatro poços e eles precisam operar. A qualquer momento o que aconteceu pode voltar a acontecer”, reivindicou.
Fonte: Ascom/Câmara