• Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Menu
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Esporte
  • Catu
  • Alagoinhas
  • Empregos
  • Postagens
Search
Close
Sobre Nós
Contato
sábado, 2 de agosto de 2025
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
Sobre Nós
sábado, 2 de agosto de 2025
Contato
Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp

Vereadores discutem transporte coletivo em Audiência Pública na Câmara

Editor Chefe by Editor Chefe
1 de maio de 2025
0
Vereadores discutem transporte coletivo em Audiência Pública na Câmara

Com o objetivo de debater o Sistema de Transporte Público de Catu, foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal, audiência pública, uma propositura do vereador Chico do Povo (PSB). O presidente da Câmara, Maurício Melo (RSDB) abriu os trabalhos convidando os palestrantes para a formação da mesa.

Guto Góes, Secretário de Serviços Públicos foi o primeiro a discursar e, na oportunidade ele falou sobre os desafios do Transporte Público. Ele reconheceu as dificuldades e o classificou como precário e carente, o qual deixa de cumprir não só a lei municipal, mas também lei a federal que prever gratuidade para os idosos, mas, que a empressa passa por cima de tudo. “Essa casa aprovou o subsídio para essa empresa de coletivo, porém a área jurídica não encontrou respaldo legal para fazer os repasses uma vez que os ônibus não possuem catracas eletrônicas para comprovar os seus números, então fica difícil para a prefeitura prestar conta, fazer o repasse baseado em que? Então para que o município atenda a essa lei, a empresa precisa se enquadrar aos requisitos necessários”. Por fim, o secretário informou que a prefeitura está tomando medidas jurídicas para que um novo processo licitatório seja realizado no município.

Gilmar Sá Barreto – Diretor de Desenvolvimento Social da Secretaria de Assistência Social discursou sobre o tema: Impacto social da qualidade do Transporte Público.

Patrique Roger Beltrão (Órgão de Garantia de Direito) falou sobre o tema: Direito à imobilidade como direito fundamental.

Cassia Regina Lago (Representante de Associações) discursou sobre o tema: Desafios enfrentados pelos idosos no transporte público.

Marajó Clemerson Pimenta da 95ª CIPM, tema: Segurança e Organização no Transporte Coletivo.

Também foi convidado o empresário Ademário Ferreira (sócio representante da empresa Paixão Transportes), o mesmo falaria sobre o tema: Desafios e compromissos da empresa com a população, porém, o mesmo não compareceu à audiência.

O evento também contou com a presença do Deputado Estadual, Radiovaldo Costa. O deputado falou da importância do subsídio: “Se não houver subsídio as empresas não rodam. Alagoinhas é um exemplo disso, a prefeitura de lá paga boa parte desse serviço. Seja qual for a empresa: só vai funcionar se a prefeitura colocar dinheiro, caso contrário não tem jeito. A gente não pode se enganar fazendo apenas licitações, temos que ser realistas”.

O vereador Olodum disse que “o povo não aguenta mais e que esse problema já é velho e que o prefeito precisa chegar junto, pois, essa responsabilidade é dos políticos vereadores e prefeito.” Olodum também cobrou a presença do empresário da Paixão Transportes, Mar Paixão e disse: “ele deveria estar aqui, ele precisa nos ouvir e também se pronunciar”.

Na justificativa da propositura, o vereador Chiquinho, mencionou que a população está diretamente afetada, tendo o seu Direito Constitucional de ir e vir sendo desrespeitado. Ele falou também que essa é uma cobrança do povo e se o povo tá reclamando, então tem algo errado e ele como representante do povo não ficaria calado. Representante de diversos setores da sociedade foram ouvidos e tiveram as suas queixas registradas. A reunião está disponível na íntegra no Youtube (Catu Câmara).

Previous Post

Fake News tenta colocar populares contra a Foto Luz e empresa reage com ações judiciais contra os criminosos

Next Post

Lula embarca nesta semana para agendas na Rússia e China

Editor Chefe

Editor Chefe

Next Post
Lula embarca nesta semana para agendas na Rússia e China

Lula embarca nesta semana para agendas na Rússia e China

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Catu

Facebook Instagram Youtube Telegram Whatsapp
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Menu
  • Sobre Nós
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyriht © Catu Notícias – Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 28.381.995/0001-05

Criado por Carlos Melo