Na última segunda-feira, 28, familiares de um idoso de nome não divulgado entrou em contato com o Catu Notícias para denunciara a demora na regulação. Segundo a família, o idoso faturou o fêmur e há 8 dias aguardava a regulação no Hospital Municipal de Catu. A Secretaria de Saúde informou ao CN que Até o presente momento, a Central de Regulação não disponibilizou a vaga para o referido paciente e ressaltou ainda que enquanto o idoso estiver na Santa Casa do município, ele estará sendo assistido por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente sociais e todos os profissionais que ali se encontram e finalizou dizendo que: “A Secretária de Saúde não está medindo esforços, para prover os recursos necessários para assistência de saúde do idoso e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos”.
A regulação tem sido alvo de muitas críticas da população que aguardam providências por parte da Secretaria de Saúde do município que através de release respondeu a nossa equipe, veja abaixo a explicação na íntegra:
“A Secretaria Estadual de saúde realiza a regulação do acesso aos leitos por meio de uma Central de Regulação do Estado. A Central recebe a solicitação de uma vaga de um determinado hospital, que não dispõe de vaga no momento. A equipe médica da Central de Regulação classifica o risco, através de informações sobre as condições clínicas, exames complementares e diagnóstico médico e procura na rede do SUS, algum hospital do Estado, que atenda as necessidades do paciente. A partir daí o leito é reservado e disponibilizado ao paciente. A Secretaria Municipal de Saúde, providencia o transporte para que esse paciente seja transferido. Até o presente momento, a Central de Regulação não disponibilizou a vaga para o referido paciente.
Vale ressaltar, que enquanto o idoso estiver na Santa Casa do município, ele está sendo assistido por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistente sociais e todos os profissionais que ali se encontram.
A Secretária de Saúde não está medindo esforços, para prover os recursos necessários para assistência de saúde do idoso e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.
Confira abaixo a denúncia feita pelo leitor em nosso instagram: