O parque de Pituaçu, em Salvador, receberá o plantio de duzentas mudas nativas em ação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema), em parceria com a Bracell. O parque, que é uma importante área de preservação na capital do estado, possui áreas indicadas para restauração da Mata Atlântica.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 20, durante o lançamento do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado da Bahia, pela Sema e o Inema. O plantio das mudas nativas tem o objetivo neutralizar o carbono emitido durante o evento, a partir do deslocamento do público para o evento, da energia gasta e nos resíduos produzidos.
Durante o evento, foi anunciado pela secretária do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Márcia Telles, que o evento adotou o CO2 Free. A ação foi possível por meio da parceria com a Novo Olhar Sustentabilidade, que calculou o volume de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitido para realização do encontro. “Para neutralização desta emissão é necessário o plantio de 14 árvores. Fizemos além, com o apoio da Bracell, serão plantadas 200 árvores de espécies nativas de Mata Atlântica, compensando o total de emissões do evento e garantindo ainda um crédito de carbono de 26,6 toneladas de CO2“, explicou.
“Ampliando o quantitativo de mudas plantadas potencializamos o impacto positivo dessa iniciativa na restauração da Mata Atlântica no Parque de Pituaçu, importante bioma da região”, pontua Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações da Bracell Bahia, que participou do encontro acompanhado do analista de Meio Ambiente, Carlos André dos Santos. A Bracell, que faz parte do grupo RGE com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais, fará o plantio no segundo semestre de 2022.
O lançamento do inventário contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Márcia Cristina Telles, da diretora-geral do Inema, Daniella Fernandes, do secretário executivo da organização ICLEI América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo, do superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, da Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema-BA, Vânia Almeida, e da promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Aline Salvador.
Na ocasião, foram apresentados dados do monitoramento climático na Bahia e os resultados do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado, que é um instrumento essencial para fortalecer as estratégias de redução nas emissões e consequente mitigação das mudanças climáticas.
Sobre a Bracell
A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.