O isolamento social no município continua muito baixo. Nesta última segunda-feira (08) foi de apenas 35,2% de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), utilizando os dados da Inloco, que possui uma plataforma de serviço de geolocalização dos dispositivos móveis.
No domingo, mesmo com medidas de restrições de circulação de pessoas a partir das 16hs em vias e áreas públicas, o índice de isolamento social em Catu ficou abaixo dos 50%, de acordo com a SEI, foi de apenas 47,6%. Especialistas defendem isolamento acima de 70% para garantir um achatamento nas curvas de contágios do Covid-19.
Na última segunda o município de Catu registrou mais 08 casos confirmados e nesta terça-feira mais 11 de Covid-19, somando um total de 90 casos. O baixo índice de isolamento social ao mesmo tempo que aumenta os números de casos tendem a levar o município a adotar medidas ainda mais rígidas para conter a propagação do coronavirus.
Assim como Catu, o índice de isolamento está muito baixo nos municípios vizinhos como Alagoinhas (39,8%), Pojuca (35,3%) e São Sebastião do Passé (35,7%).
Na Bahia o índice tem caído fortemente nas últimas semanas. Ontem, foi de apenas 38%, menor patamar desde a publicação do Decreto Estadual do dia 16 de março que estabeleceu medidas para combate a propagação do Covid-19. Por outro lado, os casos confirmados estão crescendo rápido semana a semana, conforme é possível observar no gráfico abaixo, que mostra na coluna vermelha os casos confirmados e na linha azul o índice de isolamento social na Bahia: