Com incêndio controlado, Corpo de Bombeiros continua monitorando a Chapada Diamantina

Compartilhar:
O avanço do trabalho do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia em conjunto com brigadistas e órgãos ambientais na Chapada Diamantina permitiu a evolução para uma próxima etapa que inclui uma desmobilização parcial de equipes. Entretanto, a maior parte dos profissionais e combatentes envolvidos  permanece na base montada em Mucugê para monitoramento da situação, bem como para combate a novos focos de incêndios, caso voltem a ocorrer.
De acordo com o comandante da operação, capitão bombeiro militar Murilo Rocha, foram liberadas as brigadas voluntárias e oito bombeiros militares. “É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros continua em Mucugê. A desmobilização parcial foi iniciada porque neste momento o incêndio está controlado. Agora estamos avaliando o cenário e a complexidade da situação e eventual possibilidade de uma nova redução da equipe”, explicou.
Ainda segundo o capitão, mesmo as brigadas voluntárias que foram liberadas para o descanso continuam de sobreaviso. Dois aviões air tractor utilizados no combate às chamas foram retirados de operação. Outros quatro aviões do modelo e contratados pelo Governo do Estado continuam à disposição para eventuais novas operações. As brigadas institucionais do ICMBio, PrevFogo e Corpo de Bombeiros , com cerca de 30 homens, permanecem realizando a vigilância e monitoramento de toda a região.
O helicóptero do Graer continua à disposição para que seja utilizado no trabalho de monitoramento das áreas afetadas pelas chamas. A previsão é de que sejam realizados dois sobrevoos ainda hoje. Na última madrugada, uma chuva de 50 milímetros caiu na região e ajudou a manter a situação sob controle.
A previsão é de que até esta quarta-feira  o Corpo de Bombeiros defina a extinção dos incêndios na região, pois é quando se conclui o prazo de 72 horas estabelecido em protocolos da corporação. Lembrando que, para isto ocorrer, é necessário que a situação permaneça sem alteração. 
Compartilhar:

Aviso:

Os Comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Catu Notícias.

É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.

Comentários postados que não respeitem os critérios, poderão ser removidos sem prévia notificação.

Deixe seu Comentário