Entre os dias 20 e 22 de maio, acontece o 1º Festival de Capoeira de Alagoinhas. O Evento é realização conjunta entre a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e pela Câmara de Vereadores, por meio de Emenda da Vereadora, Juci Cardoso, em parceria com a Associação de Capoeristas e Academias de Capoeira de Alagoinhas e Região – ASACA.
Patrimônio cultural e imaterial da humanidade, a capoeira incorpora elementos de dança e artes marciais, constituindo-se como uma expressão cultural genuinamente brasileira. Símbolo de resistência do povo negro, ela ganha cada vez mais adeptos no município, por isso o Festival se configura como uma ação necessária, de valorização e reconhecimento dessa manifestação cultural brasileira.
No primeiro dia de programação, sexta-feira (20), acontecerá uma roda aberta na Praça Rui Barbosa, a partir das 18h. No sábado (21), as atividades acontecerão no Mercado do Artesão, onde será possível participar da Oficina de confecção de berimbau e neste mesmo dia, também, ocorrerá o Festival de Cantigas de Capoeira, além de apresentação de Samba de roda e Roda aberta . No último dia (22), haverá uma Mesa solene institucional que abrirá os trabalhos no Mercado do Artesão, com homenagem aos Mestres vivos e póstumos, Roda de mulheres, Roda dos Mestres e Roda aberta.
Confira a programação completa:
Dia 20/05 – Praça Rui Barbosa
18h: Roda de Capoeiras aberta
Dia 21/05 – Mercado do Artesão
8h às 11h30: Oficina de berimbau
14h30: Festival de cantigas ladainhas e chula; em seguida, roda aberta
18h: Encerramento com samba de roda
22/05 – Mercado do Artesão
9h às 14h: Mesa Institucional, Homenagem aos Mestres, Roda dos Mestres, Roda de Mulheres, encerramento do evento com Roda Aberta.